quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Semana do Consagrado: Um desafio à Igreja em Missão

Padre Manuel Barbosa, da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal, fala de um tempo privilegiado de partilha e abertura aos outros

Lisboa, 01 Fev (Ecclesia) – A Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) espera que a Semana do Consagrado possa ser exemplo de uma Igreja “feliz” e “fiel” à sua vocação.

“Sejam felizes na vocação a que aderiram e sejam fiéis na oração, na reflexão, no encontro com Deus e com as pessoas. A missão passa por aí” realça o padre Manuel Barbosa, presidente da CIRP, em declarações à ECCLESIA.

Até dia 6 de Fevereiro, a Igreja Católica portuguesa está a promover a segunda edição da Semana do Consagrado, este ano com o tema «Vida Consagrada na Missão da Igreja».

Trata-se de uma iniciativa instituída pela Conferência Episcopal Portuguesa, organizada pela CIRP, em parceria com a Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios e da Federação Nacional dos Institutos Seculares.

Ordens religiosas, institutos seculares, dioceses, paróquias e movimentos, todos são chamados a reflectir sobre a natureza da Missão cristã, à luz do documento «Repensar juntos a pastoral da Igreja».

Para o padre Manuel Barbosa, que integra a Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos), todas as instituições de vida consagrada são chamadas à abertura e à partilha, independentemente dos carismas que as definem.

“Quando se diz que um carisma acentua uma dimensão, tendo os fundadores escutado o Espírito, isso não significa que ele não tenha que ser partilhado com todos. Se não, não é carisma, para o bem comum da Igreja e da sociedade em que estamos” reforça.

Para quarta-feira, 2 de Fevereiro, está reservado o ponto alto desta semana, com a celebração do “Dia do Consagrado”.

Uma data instituída simbolicamente por João Paulo II, em 1997 – é que no mesmo dia, o calendário católico assinala a Festa da Apresentação do Senhor, em que Maria e José ofereceram (consagraram) o seu filho Jesus a Deus.

A “Semana do Consagrado” vai ser tema de destaque esta noite, no Programa da Igreja Católica na Antena1, a partir das 22h45.

PRE/JCP
Fonte - Ecclesia