sábado, 12 de fevereiro de 2011

Vida na nossa Diocese

1. Ordenação de Diácono
No próximo dia 6 de Março, pelas 17h00, na Sé de Castelo Branco, o nosso Bispo, Senhor D. Antonino Dias, ordenará Diácono o Seminarista Nuno Miguel Lopes da Silva, natural da Bemposta, Abrantes, e que está a realizar o seu estágio pastoral na Paróquia de S. Miguel em Castelo Branco.
Não tendo sido ainda encerrado o Processo de Ordenação, e não se devendo anunciar nunca (por todos os motivos) uma Ordenação sem a clausura do respectivo Processo, venho, no entanto e porque o tempo urge, pedir-lhe possa reservar o dia e possa estar presente. A paramentação decorrerá na Sacristia da Sé e os paramentos serão de cor branca. A seguir à ordenação os Sacerdotes são convidados a juntar-se no convívio.

2. Pré-Seminário e Seminário diocesanos
O Pré-Seminário da nossa Diocese continua a sua caminhada com os encontros de jovens no Seminário de Alcains. O grupo é pequeno (muito pequeno em relação às necessidades) mas alimenta a esperança.
Indico as datas dos próximos encontros e renovo o pedido para que Vª Revª possa motivar algum jovem a participar: 26 - 27 de Fevereiro; 26 - 27 de Março; 23 - 24 de Abril; 28 - 29 de Maio; 25 - 26 de Junho; 15 - 17 de Julho (Acampamento do Pré-Seminário - fora de Alcains); 23 - 24 de Julho: Encontro de Admissão ao Pré-seminário e Seminário Maior (Tempo Propedêutico) 2011/2012.
Quanto ao nosso Seminário Diocesano com os alunos, no presente, nos Seminários do Patriarcado de Lisboa, conta agora apenas com dois Seminaristas: o Miguel Serra, de Nisa, no 1º ano do Curso de Teologia; e o Miguel Coelho, de Montalvo, no Tempo Propedêutico. O Pedro Dias, da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Castelo Branco, decidiu deixar o Seminário e interrompeu a caminhada vocacional diocesana logo após o Natal.




3. Retiro do Clero (2º turno)
Como em anos anteriores realizar-se-á um segundo turno de Retiro anual para o Clero durante a Quaresma e na Casa Diocesana de Mem Soares. Este ano acontecerá entre os dias 14 e 18 de Março e requer inscrição. O orientador deste turno de Retiro será o P. Dr. Pedro Miguel Viva, da Diocese de Leiria-Fátima, Vigário paroquial da Paróquia de Marinha Grande.
Na nossa vida sacerdotal, o Retiro anual reveste-se de grande importância. É uma ocasião de “arrumar a casa” do coração. O Pregador tem como missão ajudar a encontrar os caminhos para a oração mas os frutos de um Retiro têm, sobretudo, que ver com a disponibilidade e o amor para Deus e para a Igreja. Parar um pouco, rezar, sossegar faz bem à nossa fé, vivifica-a. E a nossa fé merece ser cuidada com aquilo que lhe é próprio. Se este ano não participou ainda em nenhum Retiro, se não costuma participar, peço-lhe possa participar neste tempo de Retiro.



4. Jubileu do Clero
Celebraremos este ano, a 1 de Maio como é habitual, os jubileus do nosso Clero. Será em Portalegre pelas 18h00 na Sé Catedral. É uma ocasião mais de rezarmos uns pelos outros e de nos sentirmos Presbitério. Os que vão à frente motivam a caminhada dos mais novos e os mais novos enchem de esperança os que, já provados no Sacerdócio, louvam a Deus com a sua fidelidade no Ministério. Tal como nas Ordenações, este é um momento que faz bem ao Presbitério. Somos um Presbitério vivo e a caminhar.
Este ano os Jubilados Sacerdotes são: 25 anos de Sacerdócio: Pe. Luís Manuel Antunes Alves, Pároco de Sobreira Formosa, Alvito da Beira e Montes da Senhora, Arcipreste, Membro do Conselho Presbiteral, Tesoureiro do Instituto Diocesano do Clero, Director do Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais; 50 anos de Sacerdócio: Pe. Américo Ribeiro Agostinho, Pe, Pároco de Alagoa e Fortios, Assistente do Agrup 142 do CNE de Portalegre; Cón António Lopes, Pe. Manuel Bernardo dos Santos, Pe. Redentorista, Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco; Pe. Manuel Lopes Nunes, Pároco de Vila de Rei, Amêndoa, Fundada e São João do Peso; 60 anos de Sacerdócio: Mons. Cón José Geraldes Freire, Cón. Isidro de Oliveira; Pe. José Martins dos Santos, Pe da Diocese de Beja a residir em Castelo Branco, Pe. José Palos Fernandes, Pe Redentorista, Vigário Paroquial de Nossa Senhora de Fátima em Castelo Branco


P. Emanuel Matos Silva
Vigário do Clero, Vocações e Ministério