Férias Missionárias

Agosto 2010


Grupo Ondjoyetu - Leiria


De novo, em Aldeia da Mata - Crato!

A nossa missão arrancou em festa, pois o nosso querido P.e Paulo Dias, pároco de Aldeia da Mata, celebra o seu aniversário, neste domingo, dia 8 de Agosto. Da parte da equipa missionária e do grupo Ondjoyetu, quisemos dar os parabéns ao P.e Paulo, desejando-lhe as maiores felicidades! Também, para nós, esta data tem um significado especial, uma vez que desde 2005 tem vindo a ser hábito partilhar este dia com o P.e Paulo. Aqui fica o registo fotográfico da hora de soprar as velas...



Após ter retemperado as energias (almoço), foi hora de celebrar a Eucaristia com a comunidade da Aldeia da Mata e de iniciar formalmente esta semana missionária.
Mais à tardinha, tivemos um encontro com a Comunidade Paroquial para dar conhecimento da dinâmica da semana e para preparar os encontros de formação.



Missão Alentejo 2010


Chegámos à Missão na Aldeia da Mata.... Depois da foto da praxe no Seminário Diocesano de Leiria, partimos para o Alto Alentejo. Mesmo com muito calor (muito calor mesmo!), a equipa esteva muito animada e com muita vontade de viver esta semana missionária!
A missão decorreu de 7 a 15 de Agosto. Repartimos o trabalho entre actividades com crianças, visitas ao Lar de Santo António, às famílias e doentes, animação de Eucaristia, orações diárias do Rosário, e muito mais!



A equipa, composta por 11 elementos (os que estão na foto e o P.e Vítor que se juntou a nós), viveu uma semana intensa de partilha, de encontro, de amizade. Tivemos a presença permanente do P.e Rui Rodrigues, pároco de Aldeia da Mata, e que faz equipa com o P.e Paulo, no trabalho pastoral nos concelhos de Alter do Chão e do Crato. O. P. Agostinho, responsável pelo Secretariado das Missões da Diocese de Portalegre-Castelo Branco fez-nos uma rápida, mas importante visita, sinal de comunhão na missão.

O Grupo Ondjoyetu agradece a disponibilidade e amizade da D. Inês Lourenço que tão gentilmente nos cedeu (mais uma vez!) gratuitamente a sua carrinha! A oração da linha da retaguarda e o espírito da grande dinamizadora deste projecto, a nossa querida Irmã Nancy, fizeram-se sentir, bem forte nesta acção missionária.

Equipa Missionária Ondjoyetu no Alentejo! Estamos juntos!



Experiências diferentes
Movimento da Mensagem de Fátima - Sector Juvenil
Semana Radical “Lume no peito”
De 16 a 21 de Agosto, em Seia, na Quinta do Crestelo, realizou-se mais uma Semana Radical do Movimento da Mensagem de Fátima - Sector Juvenil. Esta actividade teve a participação de trinta e quatro jovens vindos das dioceses de Vila Real, de Leiria - Fátima, de Setúbal e de Angra do Heroísmo (Terceira e S. Miguel). Da Diocese de Portalegre - Castelo Branco estiveram presentes a Ana Santos, de Castelo Branco e o Ricardo Constantino, de Ponte de Sor. Este grupo de Jovens Mensageiros, foi acompanhado por Frei Carlos, do Convento dos Dominicanos, em Fátima. Esta actividade, insere-se no programa nacional e, cada ano, realiza-se em lugar a descobrir e assume um tema diferente. Este ano, o tema “Lume no peito” foi o mote escolhido.
O Sector Juvenil do Movimento da Mensagem de Fátima, nas paróquias e dioceses, procura levar aos jovens a mensagem de Fátima, a figura e a vivência dos pastorinhos. Com temas apropriados, com tempos de oração e de reflexão e no acompanhamento de doentes ou de pessoas com deficiências de vária ordem, procuram traduzir para os dias de hoje, as palavras da Senhora, na Cova da Iria.
A semana começou na tarde de segunda, dia 16, com a chegada dos jovens, a distribuição dos apartamentos e a escolha dos grupos para as actividades que se iriam realizar durante este encontro. O dia terminou com uma oração. No dia seguinte, o programa era muito recheado: começamos com o pequeno-almoço, um tempo de oração e, o resto da manhã, foi preenchido com mergulhos na piscina. De tarde, as actividades foram retomadas e com elas veio o receio e o medo de as realizar; mas com força e coragem, todos as conseguiram fazer: Slide, ponte de corda, passeio a cavalo. O Jogo Nocturno e o Mini – Disco preencheram o resto da noite.
A quarta-feira foi o dia mais esperado pela maioria dos jovens. As actividades que se realizaram nesse dia foram: escalada, tiro ao arco e paint ball. Esta, por ser a grande novidade, era esperada com muita expectativa. Quinta-feira foi o dia do descanso, um pouco mais relaxante. Fez-se um passeio turístico de autocarro, almoço piquenique e, á noite, foi tempo de afinar as vozes, porque o Karaoke chegava. Já perto da despedida, mas com um dia ainda para viver, a canoagem e o rappel foram etapas a descobrir. A noite foi preenchida com várias actividades, tais como, matraquilhos, ping pong, bilhar, etc. O sábado foi o dia de arrumar malas e de regressar a casa.
Com o coração cheio e saudades nos despedimos uns dos outros, com um breve até já, porque a vida do Mensageiro nunca se fica por pouco. Um “Obrigado a Maria” por mais esta semana em que tudo correu bem e, na qual, a oração esteve sempre presente.
E, com “Lume no peito”, regressamos a casa!
Ricardo Constantino
Jovens Sem Fronteiras
experimentam espírito missionário no Verão
Cerca de 80 jovens puseram de parte a praia e a diversão, para fazerem uma experiência missionária, ao longo do mês de Agosto. A iniciativa é promovida pelos Jovens Sem Fronteiras (JSF), um movimento católico integrado na Província Portuguesa da Congregação do Espírito Santo.
Segundo Ana Rita Costa, presidente nacional da JSF, “trata-se de uma forma de viver a espiritualidade sem fronteiras, ao longo das férias de Verão”. “Os jovens, em vez de passarem 10 dias na praia, com os amigos, optam por fazer esse tempo numa paróquia acolhedora, de forma a dinamizar a missão”, acrescenta ainda.
Teixoso, na Covilhã; Santa Catarina da Fonte do Bispo, em Tavira; Izeda, em Bragança; Vila de Castro Verde, no distrito de Beja; e Sernancelhe, no distrito de Viseu, foram as localidades escolhidas, para este ano. As missões a desenvolver podem ser as mais variadas, consoante as necessidades das paróquias de acolhimento.
“Este ano estivemos mais voltados para a pastoral social: contacto com idosos, com os lares, com crianças, encontros de jovens, animações de eucaristias e momentos de oração”, revela Ana Rita Costa. Os jovens têm também a oportunidade de experimentar a vida em comunidade, juntamente com um padre espiritano que os acompanha. Pretende-se que seja um tempo forte de crescimento pessoal, na fé, na partilha, em conjunto com as paróquias de acolhimento.
Todos os anos, cerca de 100 jovens participam, em média, semanas missionárias. A presidente da JSF entende que a razão desta disponibilidade está, antes de mais, “na fé, que serve de base, e depois parte do exemplo dos outros, que já fizeram as semanas missionárias”. “Ver essa participação dos jovens, dá-nos a convicção de que podemos marcar a diferença neste mundo, através de gestos concretos. O amor que sentimos e o querermos ser úteis aos outros”.
Ao longo dos anos, a JSF tem visto com agrado que é com este tipo de iniciativas, como as semanas missionárias, que nasce o bichinho da missão. “São estas experiências que os faz aventurar-se por mais tempo, num país em missão”, constata Ana Rita Costa.
Uma dessas experiências no exterior está a ser levada a cabo no Brasil. Um conjunto de 16 jovens, escolhidos de entre os diversos grupos da JSF, está em missão na paróquia da Senhora da Glória, em Belo Horizonte, até dia 31 de Agosto. O denominado Projecto Ponte 2010 tem a duração de um mês, e é feito nos mesmos moldes que as semanas missionárias em Portugal. “Este ano a oportunidade de ir a uma paróquia brasileira surgiu através de um colega seminarista, que está lá em formação, e que proporcionou aos jovens esta experiência”.
Terminado este período de forte actividade missionária, a JSF vai começar a preparar-se para o seu Encontro Nacional, de 8 a 10 de Outubro, onde todos os seus elementos poderão partilhar as experiências feitas ao longo do ano.
Notícias JSF
Leigos para o Desenvolvimento
enviam 12 novos voluntários
A Associação Leigos para o Desenvolvimento (LD) vai enviar este ano 12 novos voluntários para “um serviço de desenvolvimento e de promoção”, particularmente em países de expressão oficial portuguesa como São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique.
Estes voluntários, a que se junta mais uma jovem, em Angola, que renova por mais um ano, vão viver “uma grande experiência de promoção humanitária, integrando projectos em áreas fundamentais como a Educação, o Desenvolvimento Comunitário, a Saúde e a Promoção Social”.
Os voluntários, oriundos de vários pontos do país, rondam os 27 anos de idade e são na sua maioria mulheres (apenas 4 homens), que passaram por “uma formação especial, ao longo de um ano, para poderem partir em missão”.
Para assinalar a partida destes jovens, realizar-se-á uma Missa de envio, no próximo dia 5 de Setembro, no Colégio São João de Brito, em Lisboa.
No Centro Juvenil da Graça em Benguela (Angola), Centro Cultural Santa Cruz no Uíge (Angola), Centro Semente em Cuamba (Moçambique) e no Projecto Integrado de Lembá (São Tomé e Príncipe), os LD “estarão a trabalhar directamente na formação dos recursos humanos locais, transmitindo-lhes conhecimentos e validando competências”.
Por outro lado, tanto em Moçambique como em Timor, indica a Associação católica, “continuar-se-á a apostar no Ensino Pré-Escolar em Língua Portuguesa, nos locais onde a língua materna não é o português levando a que se criem barreiras à escolarização primária das crianças”.
Os Leigos para o Desenvolvimento comemoram em 2011 vinte e cinco anos de existência. São uma Associação católica, dotada de personalidade jurídica canónica e civil, reconhecida como uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD).
Notícias “Leigos para o Desenvolvimento”






Grupo - Caminhantes da Paz - Retaxo - 
Missão no Carvoeiro

Alguns elementos do Grupo de Jovens de Retaxo – Caminhantes da Paz – rumaram, sábado, dia 7 de Agosto, para a Aldeia do Carvoeiro (Mação).


Aí fomos acolhidos na casa paroquial onde ficamos instalados, muito bem instalados!

No Domingo, no Carvoeiro, realizamos a 1ª Acção por Gumuz - Etiópia, tendo como objectivo a construção de um poço. Agradecemos a ajuda e colaboração dadas no ano passado: o projecto de abertura de um poço em Daye, foi conseguido também com a ajuda do povo do Carvoeiro.

Informamos a população, sobre o projecto deste ano, rezamos pelo povo de Gumuz na Eucaristia e, no final, promovemos a venda de pequenas coisas dos Missionários Combonianos e também algumas, produto dos nossos trabalhos manuais.

A outra acção ocorreu numa pequena aldeia - Rouqueira - bastante isolada e onde, durante o ano, apenas vivem seis pessoas. Nesta época de Verão há mais gente. Foi um momento muito belo, pois sentimos a alegria daquelas pessoas por estarmos ali!

(Momento do Ofertório)


No Carvoeiro, visitamos o Lar de idosos, onde rezamos o Terço com os utentes. Foi bom estar ali em oração, e eles também gostaram da nossa presença.







Também, no Carvoeiro, realizamos a Oração Missionária, onde rezamos pelos missionários/as e pelas missões. Aí foi apresentado o testemunho de um missionário comboniano - P.e Claudino Gomes - durante a guerra do Congo.

Mas, estes dias, no Carvoeiro, não foram só de “trabalho”. Também nos divertimos: nos finais de tarde, na praia fluvial; na descoberta de lugares e no dia em que o circo visitou o Carvoeiro. Muitos outros, foram os momentos de partilha e de comunhão entre os cinco elementos que quiseram e puderam dar um pouco das suas férias!




Muito ainda ficou por fazer. Mas, havemos de voltar. O agradecimento pela nossa presença e o convite para voltarmos foi feito na Eucaristia de quarta-feira pelo pároco, P.e Alberto Tapadas.


Os membros do Grupo - Caminhantes da Paz - agradecem ao Padre Alberto e a todas as pessoas que os acolheu e que, de um modo ou de outro, contribuíram para a plena realização de todas as actividades.

Voltamos do Carvoeiro felizes com tudo o que vivemos!

Elsa Sequeira



Grupo Shalom - Castelo Branco


O Evangelho não vai de férias
O movimento de jovens ligados à Igreja esteve em Alpedrinha para evangelizar e conviver com a população local.
Foi uma semana de férias diferente para um grupo de jovens que está atento a Cristo. O Movimento Encontro de Jovens Shalom de Castelo Branco escolheu a vila da Soalheira, no concelho do Fundão, para promover as Férias Missionárias. A ideia pretende levar Cristo aos outros e evangelizar fora das quatro paredes da Igreja. A iniciativa terminou no domingo, 8 de Agosto, dia em que o grupo de cerca de 30 jovens, com idades entre os 16 e os 30 anos, animaram a Eucaristia. Houve outras acções, tais como uma oração aberta à comunidade, visitas a idosos no lar e até trabalho no campo, com os jovens a ajudarem quem tem hortas. Os participantes ficaram alojados em duas casas da freguesia, dividindo as tarefas.
O Movimento Shalom acolhe jovens a partir dos 15 anos, desenvolvendo com eles um trabalho de evangelização. “É um trabalho de evangelização quer eles estejam em igreja ou não, quer sejam baptizados ou não (…) acolhemos todo o tipo de jovens que queiram fazer um processo de crescimento com a Fé”, explica Sandra Santos, do Movimento Shalom.
A iniciativa chegou há quatro anos à Diocese de Portalegre e Castelo Branco pela mão do então bispo, D. José Alves, que tinha trabalho com os jovens em Lisboa. É desta cidade que começam por vir seis animadores, que se deslocavam todos os fins-de-semana à diocese. Hoje o Movimento Shalom já têm gente da terra, mas ainda se mantém uma equipa de quatro animadores provenientes da capital. Ao todo são 60 jovens, que na cidade de Castelo Branco participam em encontros semanais nas paróquias de Nossa Senhora de Fátima e de S. Miguel da Sé.
O Movimento Shalom nasceu em Angola antes do 25 de Abril de 1974, iniciado por Luís Carlos, um sacerdote natural dos Açores. Os jovens da então província portuguesa pediam à Igreja um espaço “onde pudessem ser cristãos sem deixarem de ser jovens”, diz a história do Movimento. Depois da independência de Angola e com o rebentar da guerra civil os membros do movimento rumaram a Portugal e ao Brasil, onde viriam a lançar a semente do Shalom. Em Portugal o primeiro encontro acontece em Maio de 1976, com a democracia ainda nos primeiros passos. Hoje o Movimento está presente em várias paróquias de norte a sul do país.

Por: José Furtado, Jornal Reconquista

O nosso testemunho

No dia dois de Agosto, todos nós pusemos mochilas às costas rumamos até à vila da Soalheira, Fundão. À nossa espera estava toda uma povoação de braços abertos pronta a receber-nos. As expectativas eram elevadas! Connosco viajaram a curiosidade e a vontade de diversão, bem como o fortalecimento de amizades.

Várias foram as actividades que nos proporcionaram, desde uma ida à piscina, passando pela animação no Lar da Santa Casa de Misericórdia da Soalheira e, até mesmo, um dia radical, composto por canoagem, escalada e paintball. Medos foram vencidos, a aventura imperou! Porém, a missão - o que nos levou até aquela vila - também não foi posta de lado. Mostrámos toda a nossa disponibilidade perante a população, participando activamente na eucaristia dominical, no dia de encerramento das férias shalom.



No término, todos nós ficámos com aquele sentimento de ‘saber a pouco’, todos queríamos ficar mais uma semana. Tudo o que ao longo destes sete dias foi partilhado, jamais será esquecido: há momentos inesquecíveis, pessoas insubstituíveis! Alegrias, lágrimas, adrenalina, sorrisos, gargalhadas, desabafos, abraços, partidas, brincadeiras, cumplicidade, houve de tudo um pouco! Cada um cresceu a nível pessoal, com a partilha com os outros, e a nível colectivo, com a convivência com o restante grupo. Todos demos um pouco de nós, pusemos os nossos dons a render, partilhamo-los com o grupo e todos saímos de lá com um pouco de cada um que lá esteve. Amizades, foram muitas as que se criaram, muito mais as que se fortaleceram.

Hoje, para todos os 27 participantes nestas férias, o refrão do nosso hino faz todo o sentido “São momentos como estes que me fazem viver, são amigos como estes que eu nunca irei esquecer”. As amizades aqui nascidas, não se irão perder tão facilmente e, para o ano, tudo faremos para voltar às FÉRIAS SHALOM.

O nosso bem-haja a todos aqueles que tão bem nos acolheram nesta semana que mudou a nossa perspectiva da vida e da palavra amizade, sobretudo aqueles que despenderam grande parte do seu tempo para que tudo decorresse tão bem: Ana Oliveira, Ribeiro, Bugs e Samuel.

Margarida Barbudo (Sp1 Sé) e Mafalda Calmeiro (pré-encontro Sé)



LEIGOS DA BOA NOVA



(Moçambique - Maputo, Chibuto e Pemba, mês de Agosto)

No próximo mês de Agosto parte um grupo de 10 voluntários dos Leigos Boa Nova para uma missão de curta duração a realizar em Moçambique. Distribuídos por 3 campos - Maputo, Chibuto e Pemba - estes voluntários vão cooperar nas áreas da Educação formal e não-formal, Saúde e Pastoral. Para além destes 10 voluntários, partirá para Malema a Presidente dos LBN, Diana Salgado juntamente com a Marta Monteiro e a Sofia Silva com o objectivo de estabelecer contactos no terreno para novos projectos. Outro membro da direcção, acompanhará o grupo de voluntários que ficará em Pemba, uma vez que o pároco local nesse mês estará ausente. Ao todo serão 14 membros dos Leigos da Boa Nova em missão ao mesmo tempo.