Carta Apostólica "PORTA FIDEI"


Com a qual o Papa convoca o Ano da Fé


CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 17 de outubro de 2011 ( ZENIT.org ) - Apresentamos, a Seguir, uma carta Apostólica Publicada Hoje em forma de Motu Proprio, intitulada "Porta fidei", do Papa Bento XVI, com uma convoca quali o Ano da Fé.
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CARTA DE FORMA SOB Apostólica Motu Proprio
PORTA fidei
SUMO DO PONTIFICE
BENTO XVI
COM A QUAL SE proclamação O ANO DA FÉ 
1. A PORTA DA FÉ (cf. Act 14, 27), introduz Que nd Vida de Comunhão com Deus e permite uma Entrada nd SUA Igreja, está offline Semper Aberta parágrafo NOS. Possível e cruzar this Limiar, Quando uma Palavra de Deus e Anunciada EO Coração si Deixa Plasmar Pela Graça Que transformações. Atravessar ESTA porta implicações embrenhar-SE números Caminho Que dura uma Vida Inteira. Este Caminho dez Início no Baptismo (cf. Rm 6, 4), Pelo qua PODEMOS dirigir-SOE um Deus com o nomo de Pai, e está offline Concluído com uma Passagem atraves da Morte Pará a Eterna Vida, Fruto da Ressurreição do Senhor Jesus, Que, com o dom do Espírito Santo, QUIS Fazer Participantes da SUA Própria Glória quantos creem n'Ele (cf. Jo 17, 22). Professar uma Fé nd Trindade - Pai, Filho e Espírito Santo - equivale um CRER números Só Deus Que Amor é (cf. 1 Jo 4, 8): o Pai, Que nd plenitude dos tempos enviou Seu Filho Pará a Salvação Nossa; Jesus Cristo , Que redimiu O Mundo sem Mistério da Morte e Ressurreição SUA; o Espírito Santo, Que uma Igreja da Guia atraves dos seculos enquanto Aguarda o Regresso do Senhor Glorioso.
2. DESDE o Princípio do Meu Ministério Como Sucessor de Pedro, Lembrei de uma necessidade Redescobrir o Caminho da Fé parágrafo Fazer brilhar, com Evidência semper maior, uma alegria EO renovado entusiasmo do Encontro com Cristo. Durante uma homilia da Santa Missa no Início do pontificado, Disse: «A Igreja não Conjunto SEU, e OS Pastores NELA, Como Cristo devem Pôr-si, um Caminho parágrafo conduzir OS Homens fóruns do Deserto, parágrafo Lugares da Vida, da Amizade com o Filho de Deus, parágrafo AQUELE Que Dá a Vida, a Vida los plenitude »[1]. Nao sucede poucas vezes Que OS cristãos sintam Maior preocupação com a Conseqüências Sociais, Culturais e Políticas da Fé do Opaco com uma Fé Propriá, considerando ESTA Como hum Óbvio pressuposto da SUA Vida Diaria. Ora hum tal pressuposto Só nao deixou de Existir, Mas frequentemente Acaba ATÉ negado. [2] Enquanto, no Passado, era Possível reconhecer hum Tecido cultural Unitário, amplamente compartilhado no Seu Apelo EAo CONTEÚDOS da Fé e EAo Valores Por ELA inspirados, Hoje Parece Que JÁ Não É ASSIM los Grandes Sectores da Sociedade devido uma profunda UMA Crise de Fé Que Pessoas atingiu muitas.
3. Nao PODEMOS aceitar Que o sal insípido si Torne eA luz Fique Escondida (cf. Mt 5, 13-16).Tambem O Homem Contemporâneo PoDE Sentir de novo uma necessidade de ir Como uma Samaritana AO poço, para ouvir Jesus Que ConVida uma CRER n'Ele eA Beber nd SUA Fonte, donde jorra Água Viva (cf. Jo . 4, 14) Devemos readquirir o gosto de alimentarmos da Palavra n º s de Deus, transmitida fielmente Pela Igreja, e do Pão da Vida, oferecidos Como sustento de quantos São SEUS Discípulos (cf. Jo 6, 51). De facto, EM NOSSOS dias ressoa Ainda, com uma Força MESMA, Este ensinamento de Jesus: «Trabalhai, nao Pelo Alimento Que desaparece, Mas Pelo Alimento Que perdura e Dá a Vida Eterna» ( Jo 6, 27). E uma Questão, entao posta Por aqueles Que O escutavam, e um MESMA Que colocamos NÓS also Hoje: «Que havemos nós A de Fazer n º Realizar como de obras de Deus?» ( Jo 6, 28). Conhecemos uma Resposta de Jesus: «A obra de Deus e ESTA: CRER n'Aquele Que marca Ele enviou» ( Jo 6, 29). Por ISSO, CRER los Jesus Cristo e O Caminho parágrafo si Poder Chegar definitivamente à Salvação.
4. À luz de Tudo Isto É, decidi proclamar hum Ano da Fé . Este tera Início a 11 de Outubro de 2012, não Cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II, e terminará nd Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, a 24 de Novembro de 2013. Na referida dados de 11 de Outubro de 2012, completar-se-ão also Vinte Anos da Publicação do catecismo da Igreja Católica , texto promulgado Pelo Predecessor meu, o Beato Papa João Paulo II [3], com o objectivo de Ilustrar um sistema operacional de Todos Fiéis uma Força eA Beleza da Fé. This obra, Verdadeiro Fruto do Concílio Vaticano II, FOI desejada Pelo Sínodo Extraordinário dos Bispos de 1985 Como Instrumento AO Serviço da catequese [4] e com uma colaboração realizado FOI DE TODO o episcopado da Igreja Católica. E UMA Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos FOI convocada Por Mim, precisamente o parágrafo MÊS de Outubro de 2012, tendão Por Tema A nova Evangelização Pará a Transmissão da Fé Cristã . Sera UMA OCASIÃO propícia parágrafo introduzir o Complexo eclesial inteiro Num ritmo de especial Reflexão e redescoberta da Fé. Nao e uma Primeira Vez Que uma Igreja e uma Chamada celebrar hum Ano da Fé . O meu venerado Predecessor, o Servo de Deus Paulo VI, proclamou Um Ano semelhante, em 1967, par comemorar o martírio dos Apóstolos Pedro e Paulo Décimo nono centenário não fazer Seu Testemunho supremo. Idealizou-o Como hum Momento solene, parágrafo Que houvesse, EM Toda uma Igreja, «UMA Editora Autêntica e sincera Profissão da Fé MESMA»; QUIS ainda ESTA Que Fosse confirmada de MANEIRA «individuais e Colectiva, livre e Consciente, interior e exterior, Humilde e franca ». [5] Pensava Que uma Igreja poderia ASSIM retomar« exacta da Consciência SUA Fé Pará a reavivar, purificar, Confirmar, confessar ». [6] Como Grandes convulsões, Que si verificaram naquele Ano, tornaram ainda Mais evidente uma necessidade Duma tal Celebração. This terminou com uma Profissão de Fé do Povo de Deus , [7] parágrafo atestar Como OS CONTEÚDOS Essenciais, Que HÁ seculos constituem o património de Todos os crentes, necessitam de serviços confirmados, compreendidos e aprofundados de MANEIRA Semper nova par si dar Testemunho coerente deles los das condições Históricas Diversas fazer Passado.
5. Sob alguns Aspectos, venerado Predecessor o MEU VIU Este Ano Como UMA «CONSEQÜÊNCIA e exigência de pós-conciliar» [8], Bem ciente das sepulturas Dificuldades daquele ritmo sobretudo Que não si referia à Profissão da Fé Verdadeira e da SUA recta Interpretação. Pareceu-me Que fazer coincidir o Início do Ano da Fé com o Cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II poderia UMA OCASIÃO serviços propícia par compreender Que OS TEXTOS deixados pelos Padres los Herança Conciliares, Segundo As Palavras do Beato João Paulo II, « nao perdem o valor Seu Nem uma Beleza SUA.  e necessário faze-los de forma tal Ler Que possam serviços conhecidos e assimilados Como TEXTOS qualificados e normativos do Magistério, não Âmbito da Tradição da Igreja. Sinto Hoje ainda Mais intensamente o Dever de indicar o Concílio Como uma grande Graça de Opaco beneficiou uma Igreja sem XX Século :. Nele si Encontra UMA bússola segura parágrafo nn orientar no Caminho do Século Que começa »[9] Aqui Quero repetir com veemência como Palavras Que Disse um Propósito do Concílio poucos Meses DEPOIS da Minha eleição parágrafo Sucessor de Pedro: «Sé o lermos e recebermos guiados Por UMA justa Hermenêutica, o Concílio PoDE serviços e tornar-SE CADA Vez Mais UMA grande Força Pará a Renovação da Semper necessária Igreja ». [10]
6. A Renovação da Igreja atraves Realiza-SE also fazer Testemunho Prestado pela Vida dos crentes: de facto, OS cristãos São chamados um brilhar Fazer, com uma SUA Própria Vida no Mundo, a Palavra de Verdade Que o Senhor Jesus deixou nn. O Próprio Concílio, nd Constituição dogmática Lumen gentium , afirma: «Enquanto Cristo" santo, Inocente, Imaculado "( Heb 7, 26), nao conheceu o Pecado (cf. 2 Cor 5, 21), Mas Veio apenas fazer Pecados expiar OS povo (cf. Hb2, 17), a Igreja, não Contendo pecadores Seu Próprio seio, simultaneamente santa, e Semper necessitada de Purificação, exercita continuamente um Penitência eA Renovação. A Igreja "PROSSEGUE uma Peregrinação SUA nenhuma das perseguições meio do Mundo e das consolações de Deus", anunciando uma cruz eA Morte do Senhor ATÉ Que Venha marca Ele (cf.1 Cor 11, 26). Mas e robustecida Pela Força do Senhor Ressuscitado, de MoDo uma Vencer, Pela Paciência e Pela Caridade, como SUAS aflições e Dificuldades Internas Tanto Como Externas, eA Revelar, Mas velada fielmente, o Seu Mistério, comeu Opaco Por FIM SE Manifeste los Plena luz »[11].
Nesta perspectiva, o Ano da Fé e Convite n º UMA Editora Autêntica e Renovada Conversão AO Senhor, Único Salvador do Mundo. Sem Mistério da Morte e Ressurreição SUA, Deus revelou plenamente o Amor Que salva e Chama OS Homens à Conversão de Vida Por meio da remissão dos Pecados (cf. Act 5, 31). Pará o apóstolo Paulo, Este Amor introduz o Homem n'uma Nova Vida: «Pelo Baptismo fomos sepultados com marca Ele nd Morte, parágrafo Que, tal Como Cristo Ressuscitado FOI DE ENTRE OS Mortos Pela Glória do Pai, also NÓS Caminhemos n'uma Nova Vida» ( Rm 6, 4). Em Virtude da Fé, ESTA Nova Vida plasma Toda uma existência Humana Segundo uma Novidade radical da Ressurreição. Na Medida da SUA DISPONIBILIDADE livre, sistema operacional e Pensamentos OS afectos, uma mentalidade EO Comportamento do Homem Vão Sendo um pouco e pouco purificados Transformados, AO Longo de hum Itinerário Jamais Completamente terminado Nesta Vida. A «Fé, Que actua Pelo Amor» ( Gl 5, 6), Torna-SE UM novo Critério de entendimento e de Acção, Que muda Toda a Vida do Homem (cf. Rm 12, 2;Cl 3, 90-10; Ef 4, 20-29; 2 Cor 5, 17).
7. « Caritas Christi urget nos - o Amor de Cristo nn impele »( 2 Cor 5, 14): E o Amor de Cristo Que OS NOSSOS Enche Corações e nn impele uma evangelizar. Hoje, Como outr'ora, estradas marca Ele Envia-N º s do Mundo Pelas parágrafo proclamar o Seu EVANGELHO de Todos os Povos um da terra (cf. Mt 28, 19). Com o Seu amor, Jesus Cristo atrai um Si OS Homens de CADA Geração: em TODO o tempo, marca Ele convoca uma Igreja confiando-LHE o anuncio do EVANGELHO, com hum mandato Que É Semper novo. Por ISSO, also Hoje e necessário hum empenho eclesial Mais convicto um favor Duma nova Evangelização, parágrafo Descobrir de novo uma alegria de CRER e reencontrar o entusiasmo de uma Comunicar-fé. Na Descoberta Diaria do Seu amor, Ganha Força e vigor o Compromisso Missionário dos crentes, Que Jamais faltar PoDE. Com Efeito, uma Fé Cresce quando Vivida e Como Experiência de Um Amor Recebido e comunicada e Como Experiência de Graça e de alegria. A Fé Torna-SOE fecundos, porqué Alarga o Coração com uma Esperança e permite oferecer hum Testemunho Que É Capaz de Gerar: de facto, abre o Coração EA Mente dos ouvintes parágrafo acolherem O Convite do Senhor uma Palavra aderir à SUA um Fim de si tornarem SEUS Discípulos. Os crentes - atesta Santo Agostinho - «fortificam-SE acreditando» [12] O Bispo de Hipona Santo tinha boas Razões parágrafo Falar ASSIM.. Como sabemos, a SUA Vida FOI UMA Busca Contínua da Beleza da Fé enquanto o Seu Coração nao encontrou Descanso los Deus. [13] Os SEUS numerosos Escritos, Onde si explicativo uma importancia de CRER eA Verdade da Fé, permaneceram ATÉ NOSSOS dias Como EAo hum património de Riqueza incomparável e ainda consentem Que tantas Pessoas à Procura de Deus encontrem o justo Percurso parágrafo Chegar à «porta da Fé».
Por conseguinte, a Só acreditando e uma Fé Que Cresce e revigora si; ​​nao HÁ outra possibilidade de adquirir Certeza Sobre a Vida Propriá, senão abandonar-SE NAS progressivamente Mãos de Um Amor Que si experimentação CADA Vez Maior porqué TEM SUA Origem los um Deus.
8. Nesta feliz Ocorrência, Pretendo convidar OS Irmãos Bispos DE TODO O Mundo Que par si UNAM AO Sucessor de Pedro, sem ritmo de Graça Espiritual Que o Senhor oferece nn, um Fim de comemorar o dom precioso da Fé. Queremos celebrar Este Ano de forma Digna e fecunda.DeVera intensificar-SE uma Reflexão Sobre uma Fé, par ajudar de Todos os crentes los Cristo uma tornarem Mais Consciente e revigorarem uma adesão SUA AO EVANGELHO, sobretudo números Momento de profunda Mudança Como this Que uma humanidade está online uma Viver. Teremos Oportunidade de confessar uma Fé não Senhor Ressuscitado NAS Nossas Igrejas Catedrais e do Mundo inteiro NAS, NAS Nossas casas e nenhum meio das Nossas Famílias, parágrafo Que CADA UM Sinta fortemente uma exigência de Conhecer Melhor e de transmitir Às Gerações Futuras de Fe de Semper . Neste Ano , Tanto como comunidades Como Religiosas como TODAS comunidades paroquiais e como Realidades Eclesiais, Antigas e Novas, encontrarão forma de Fazer publicamente Profissão do Credo .
9. Desejamos Que Este Ano suscite, EM CADA crente, o anseio de confessar uma Fé plenamente e com Convicção Renovada, com Confiança e Esperança. Sera UMA OCASIÃO propícia also parágrafo intensificar uma Celebração da Fé nd liturgia, particularmente nd Eucaristia, Que É "um parágrafo meta uma quali si encaminha uma Acção da Igreja Fonte de bis Onde promana Toda uma SUA Força». [14] Simultaneamente esperamos Que o Testemunho de Vida dos crentes Cresça nd SUA credibilidade. Descobrir Novamente OS CONTEÚDOS da Fé professada, celebrada, rezada Vivida e [15] e reflectir Sobre o Próprio acto com Opaco si CRE, e hum Compromisso Que CADA crente DEVE assumir, sobretudo Neste Ano .
Nao FOI SEM Razão Opaco, nsa Primeiros seculos, OS cristãos obrigados ERAM uma Aprender de Memória o Credo . E Que Este servia-lhes de Oração diaria, par nao esquecerem o Compromisso assumido com o Baptismo. Recorda-o, com Palavras densas de Significado, Santo Agostinho quando Afirma n'uma homilia Sobre a symboli redditio (a Entrega do Credo ): «O Símbolo do Santo Mistério, Que recebestes Todos Juntos e Que Hoje proferistes um hum hum, reúne como Palavras Sobre como cais Quais d'Orsay está offline edificada com uma solidez Fé da Igreja, Nossa Mãe, apoiada no Alicerce Seguro Que É Cristo Senhor. E vos recebeste-lo e proferiste-lo, Mas deveis tê-lo Semper Presente nd Mente e no Coração, deveis repetições lo nn Vossos leitos, Pensar Nele NAS Praças e nao o esquecer Durante a refeições; e, MESMO quando o Corpo Dorme , o vosso Coração continue de Vigilia Por elementos ». [16]
10. Queria ágora delinear hum Percurso Que AJUDE um compreender de MANEIRA Mais profunda OS CONTEÚDOS da Fé e, juntamente com enguias, also o acto Pelo qua decidimos, com Plena Liberdade, entregar-SOE Totalmente um Deus. De facto, EXISTE UMA Unidade profunda Entre o acto com Opaco si e cria uma OS CONTEÚDOS Que Damos o Nosso assentimento. O apóstolo Paulo permite Entrar Dentro DESTA Realidade quando escreve: «Acredita-SE com o Coração e, com a boca, FAZ-SE uma Profissão de Fé» ( Rm 10, 10). O Coração indica Opaco O Primeiro acto, Pelo quali si Chega de Fe, e dom de Deus e Acção da Graça Que idade e uma transformação Pessoa ATÉ AO Mais Íntimo della MESMA.
A Este Respeito e Muito eloquente o exemplo a de Lídia. Narra São Lucas Que o apóstolo Paulo, Encontrando-SE los Filipos, Num Sábado FOI O EVANGELHO anunciar um Mulheres ALGUMAS; Entre ELAS, estava Lídia. «O Senhor abriu-LHE o Coração parágrafo aderir AO Que Dizia Paulo» ( Act 16, 14). O SENTIDO contido nd Importante Expressão é. São Lucas Ensina Que o Conhecimento dos CONTEÚDOS Que SE DEVE Acreditar Não É Suficiente, SE DEPOIS o coração - Autêntico sacrário da Pessoa - para nao Aberto Pela Graça, Que consente ter Olhos Para Ver los profundidade e compreender Que o Que FOI anunciado e uma Palavra de Deus.
Por SUA Vez, o professar com uma boca Que indica uma Fé implicações hum hum Testemunho e Compromisso Públicos. O Cristão nao PoDE Jamais Pensar Que o CRER SEJA UM facto privado. A Fé e Decidir Estar com o Senhor, parágrafo Viver com Ele. E Este «Estar com marca Ele» introduz nd Compreensão das Razões Pelas cais Quais d'Orsay si Acredita. A Fé, precisamente porqué e hum acto da Liberdade, Exige also assumir uma Responsabilidade Social daquilo Que Acredita si. Nenhum dia de Pentecostes, uma manifestação Igreja, com uma clareza Toda, ESTA Dimensão Pública do CRER e fazer anunciar SEM temor de Fe um Própria Toda uma gente. E o dom do Espírito Santo Que preparação par uma Missão e fortalece O Nosso Testemunho, tornando-o franco e corajoso.
A Própria Profissão da Fé e hum acto simultaneamente Pessoal e Comunitário. De facto, o Primeiro Sujeito da Fé Igreja um é. E Na Fé da comunidade Cristã Que CADA UM recebe o Baptismo, Sinal Eficaz da Entrada nenhum povo dos crentes par obter uma Salvação. Como atesta o catecismo da Igreja Católica , «" Eu creio ": E a Fé da Igreja, professada pessoalmente Por CADA crente, principalmente Por OCASIÃO do Baptismo. "Nos cremos": E a Fé da Igreja, confessada pelos Bispos Reunidos los Concílio OU, de MoDo Mais Geral, Pela assembleia dos crentes Liturgica. "Eu creio": also e uma Igreja, Nossa Mãe, Que Responde um Deus Pela SUA Fé e nn Ensina um dizer: ". Eu creio", "Nos cremos" »[17]
Como si PoDE Notar, o Conhecimento dos CONTEÚDOS de Fé e essenciais par dar o si Próprioassentimento , IstoÉ, parágrafo aderir plenamente com um bis Inteligência Vontade uma QUANTO proposto e Pela Igreja. O Conhecimento da Fé introduz nd totalidade do Mistério salvífico Revelado Por Deus. Por ISSO, o assentimento de Prestado implicações Que, Quando si Acredita, si aceita livremente TODO o Mistério da Fé, porqué o Garante da SUA Verdade e o Próprio Deus, Que Sé revelação e permite Conhecer o Seu Mistério de amor. [18]
Por Outro Lado, nao PODEMOS esquecer Que, sem Nosso Contexto cultural, ha muitas Pessoas Que, embora nao reconhecendo los si mesmas o dom da Fé, todavia Vivem UMA Busca sincera fazer SENTIDO Último e da Verdade definitiva Acerca da SUA existência e do Mundo. This Busca e hum Verdadeiro «Preâmbulo» da Fé, porqué se movem como Pessoas Pela estrada Que conduz AO Mistério de Deus. De facto, a Razão Própria do Homem Traz inscrita los MESMA si uma exigência «daquilo Que vale e permanece Semper». [19] This exigência constitui hum Convite permanente, indelevelmente Inscrito no Coração Humano, parágrafo caminhar AO Encontro d'AQUELE Que nao teríamos Procurado si marca Ele nao tivesse MESMO JÁ vindo ao Nosso Encontro. [20] É precisamente uma this Encontro Que nn ConVida e abre plenamente Fé um.
11. Pará Chegar um hum Conhecimento sistemático da Fé, Todos podem encontrar hum Subsidio precioso e indispensável no catecismo da Igreja Católica . Este constitui hum dos frutos do Concílio Mais IMPORTANTES Vaticano II. Na Constituição Apostólica Fidei depositum - nao SEM Razão assinada nd Passagem do trigésimo Aniversário da abertura do Concílio Vaticano II - o Beato João Paulo II escrevia: «Este catecismo dara hum COLABORADORES Muito Importante à obra de Renovação de Toda uma Vida eclesial (... ). Declaro-o norma segura par o ensino da Fé e, Por ISSO, Instrumento Válido e legítimo AO Serviço da Comunhão eclesial ». [21]  
E precisamente Nesta Linha Que o Ano da Fé DeVera exprimir hum esforço generalizado los prol da redescoberta e do Estudo dos CONTEÚDOS fundamentais da Fé, Que temperatura nocatecismo da Igreja Católica uma sistemática e SUA Síntese Orgânica. Nele, de facto, sobressai uma Riqueza de uma doutrina Que Igreja acolheu, guardou e ofereceu OS SEUS Durante Dois mil Anos de História. DESDE Sagrada Escritura um EAo Padres da Igreja, DESDE OS Mestres de Teologia EAo Santos Que atravessaram OS seculos, o catecismo oferece UMA Memória permanente dos inúmeros Modos los Que uma Igreja meditou Sobre a Fé e progrediu nd doutrina dar parágrafo Certeza EAo crentes nd SUA Vida de-fé.
Na SUA Própria Estrutura, o catecismo da Igreja Católica Apresenta o Desenvolvimento da Fé ATÉ Chegar EAo Grandes Temas da Vida Diaria. Repassando como Páginas, descobre-SE Que o Que ali si Apresenta Não É UMA Teoria, Mas o Encontro com UMA Pessoa Que vive nd Igreja. Na Verdade, a Seguir à Profissão de Fé, a VEM uma Explicação da Vida sacramental, qua nd Cristo está offline Presente e Operante, uma Continuando Construir uma Igreja SUA. Sem uma liturgia e OS Sacramentos, a Profissão de Fé nao séria Eficaz, porqué faltaria uma Graça Que sustenta o Testemunho dos cristãos. Na Linha MESMA, a doutrina do catecismo Sobre a Vida moral adquirir TODO o Seu Significado, para si Colocada los Relação com uma Fé, uma liturgia eA Oração.
12. ASSIM, não Ano los Questão, o catecismo da Igreja Católica poderá serviços hum Verdadeiro Instrumento de Apoio da Fé, sobretudo parágrafo quantos temperatura um peito uma Formação dos cristãos, tao determinante no Nosso Contexto cultural. Com tal finalidade, convidei um parágrafo Congregação uma Doutrina da Fé um redigir, de acordo com OS Comum Organismos competentes da Santa Sé, Uma Nota , atraves da quali si ofereçam à Igreja e EAo crentes ALGUMAS Indicações n º Viver, nsa moldes Mais eficazes e apropriados , Este Ano da FéAO Serviço do CRER e fazer evangelizar.
De facto, EM NOSSOS dias Mais do Que sem Passado, de Fe-ve si sujeita uma UMA Série de interrogativos, Que provém Duma Diversa Que mentalidade, Hoje de UMA forma particular, reduz o Âmbito das certezas racionais AO das Conquistas Tecnológicas e CIENTÍFICAS. Mas, a Igreja Nunca Teve Medo de Mostrar Que Não É Possível Haver QUALQUÉR Conflito Entre Fé e Ciência Editora Autêntica, porqué embaixadores, embora Por Caminhos Diferentes, tendem parágrafo A Verdade [22].
13. Sera decisivos na repassar, Durante Este Ano , A História da Nossa Fé, Que FAZ ver o Mistério insondável da santidade da entrelaçada com o Pecado. Enquanto uma Primeira poe los Evidência uma grande Contribuição Que Homens e Mulheres prestaram parágrafo O Crescimento EO Progresso da comunidade com o Testemunho da SUA Vida, o Segundo desen Provocar Todos los UMA sincera e Contínua obra de Conversão n º experimentar um Misericórdia do Pai, Que VEM AO Encontro de Todos.
Ao Longo deste tempo, manteremos o Olhar Fixo Sobre Jesus Cristo, «autor e consumador da Fé» ( Heb 12, 2): n'Ele Encontra Plena Realização Toda uma ânsia e anélito do Coração Humano. A alegria do amor, um drama de Resposta AO da tribulação e do Sofrimento, a Força do Perdão cara à ofensa recebida eA Vitória da Vida Sobre o Vazio da Morte, Tudo Isto É Encontra Plena Realização no Mistério da Encarnação SUA, faça Seu Fazer-Se Homem , faça Partilhar connosco uma fragilidade Humana parágrafo com uma Transformar uma Força da SUA Ressurreição. N'Ele, morto e Ressuscitado Pará a Salvação Nossa, encontram Plena luz OS Exemplos de Fé Que marcaram Estes Dois mil Anos da Nossa História de Salvação.
Pela Fé, Maria acolheu uma Palavra do Anjo e acreditou no anuncio de Opaco séria Mãe de Deus nd obediência da SUA Dedicação (cf. Lc 1, 38). Ao Visitar Isabel, elevou o Cântico de louvor Seu AO Altissimo Pelas Maravilhas Que realizava los quantos uma marca Ele si confiavam (cf. Lc 1, 46-55). Com alegria e trepidação, DEU à luz o Filho unigénito Seu, mantendo intacta uma virgindade SUA (cf. Lc 2, 6-7). Confiando los José, seu esposo, Jesus parágrafo Levou o Egipto um FIM de O salvar da Perseguição de Herodes (cf. Mt 2, 13-15). Com uma Fé MESMA, seguiu o Senhor nd SUA pregação e permaneceu um Seu Lado MESMO sem Gólgota (cf. Jo 19, 25-27).Com Fé, Maria saboreou OS Frutos da Ressurreição de Jesus e, conservando no Coração uma Memória de Tudo (cf. Lc 2, 19,51), transmitiu-a EAo Doze Reunidos com Ela não Cenáculo parágrafo receberem o Espírito Santo (cf. Act 1, 14; 2, 1-4).
Pela Fé, OS Apóstolos deixaram Tudo parágrafo Seguir o Mestre (cf. Mc 10, 28). Acreditaram NAS Palavras com Que marca Ele anunciava o Reino de Deus Presente e realizado nd SUA Pessoa (cf. Lc 11, 20). Viveram los Comunhão de Vida com Jesus, Que OS instruía com uma doutrina SUA, deixando-lhes Uma Nova Regra de Vida Pela qua haveriam de serviços reconhecidos Como SEUS Discípulos DEPOIS da Morte d'marca Ele (cf. Jo 13, 34-35). Pela Fé, foram Pelo Mundo inteiro, obedecendo AO mandato de LeVar O EVANGELHO uma Toda uma Criatura (cf. Mc 16, 15) e, SEM temor sândalo, anunciaram uma alegria Todos um da Ressurreição, de Fiéis Que foram testemunhas.
Pela Fé, OS Discípulos formaram uma comunidade Reunida à Primeira Volta do ensino dos Apóstolos, nd Oração, Celebração da Eucaristia nd, Pondo los Comum Aquilo Que possuíam parágrafo acudir Às Necessidades dos Irmãos (cf. Act 2, 42-47).
Pela Fé, OS mártires dram um parágrafo SUA Vida testemunhar A Verdade Que fazer EVANGELHO OS transformara, tornando-os capazes de Chegar ATÉ AO dom do Amor Maior com o Perdão dos perseguidores SEUS próprios.
Pela Fé, Homens e Mulheres consagraram a Vida SUA um Cristo, deixando Tudo parágrafo Viver los Simplicidade evangélica uma obediência, a castidade Pobreza bis, Sinais concretos de Quem Aguarda o Senhor, Que nao tarda vir um. Pela Fé, muitos cristãos fizeram promotores de si UMA Acção los prol da Justiça, par tornar palpável uma Palavra do Senhor, Que Veio anunciar uma Libertação da opressão e Um Ano de Graça para Todos (cf. Lc 4, 18-19).
Pela Fé, no decurso dos seculos, Homens e Mulheres de TODAS como idades, Cujo Nome não está online Escrito Livro da vida (cf. Ap 7, 9, 13, 8), confessaram uma Beleza de Seguir o Senhor Jesus N º s Lugares Onde ERAM chamados Testemunho dar um fazer Seu serviços Cristão: na Família, Profissão nd, nd Vida Pública, sem Exercício dos carismas e um Ministérios chamados Que foram.
Pela Fé, vivemos also nsa, reconhecendo o Senhor Jesus vivo e Presente nd Nossa Vida e na História.
14. O Ano da Fé soros UMA OCASIÃO propícia also parágrafo intensificar o Testemunho da Caridade. Recorda São Paulo: "Agora permanecem ESTAS Três Coisas: a Fé, a Esperança eA Caridade; Más a Maior de TODAS Caridade e um» ( 1 Cor 13, 13). Com Palavras Mais ainda incisivas - Que nao cessam de empenhar OS cristãos -, afirmava o apóstolo Tiago: «De Que aproveita, Irmãos, Que alguem DIGA Que TEM FE, SE nao tiver de obras de Fe? Acaso ESSA Fé poderá salva-lo? SE UM OU UMA Irmão Irmã estiverem nus e precisarem de Alimento quotidiano, e hum de vos lhes dissertações: "Ide los paz, tratai de vos aquecer e de Matar uma fome", Mas nao lhes dais o Que É necessário AO Corpo, de Opaco lhes aproveitará? ASSIM also uma Fé: se nao tiver ELA de obras, está online Completamente morta. Mais ainda! Poderá alegar alguem sensatamente: "Tu dezenas de Fe, e eu tenho como de obras; Mostra-me entao uma Tua Fé MEV de obras, Que eu, Pelas Minhas Obras, te mostrarei uma Fé Minha" »( Tg 2, 14-18). 
A Fé SEM um nao Caridade Dá Fruto, eA Caridade SEM uma séria Fé hum Sentimento constantemente à Mercê da dúvida. Fé e Caridade reclamam-SE mutuamente, de tal MoDo Que UMA consente à outra Realizar o Seu Caminho. De facto, nao poucos cristãos dedicam amorosamente a Vida SUA Quem vive uma Sozinho, marginalizado UO excluído, Considerando-o Como o Primeiro uma Quem atender EO Mais Importante socorrer um, e porqué precisamente Nele Que si espelha o Próprio Rosto de Cristo. Em Virtude da Fé, Podemos reconhecer naqueles Que O Nosso Amor pedem o Rosto do Senhor Ressuscitado. «Sempre Que fizestes Isto É um hum dos Meus Irmãos Mais Pequeninos, um MESMO Mim o fizestes» ( Mt 25, 40): ESTAS Palavras de Jesus São UMA advertencia Que nao si DEVE esquecer e hum Convite perene uma devolvermos AQUELE Amor com Que marca Ele Cuida NÓS de. E a Fé Que permite reconhecer Cristo, e E o Seu Próprio Amor Que impele um socorrê-Lo Que Sé Semper FAZ Próximo Nosso Caminho da Vida não. Sustentados Pela Fé, olhamos com Esperança O Nosso Serviço no Mundo, Aguardando «Novos CEUs e Uma Nova Terra, Onde habite uma Justiça» ( 2 Ped 3, 13;. cf Ap 21, 1).
15. JA não Termo da SUA Vida, o apóstolo Paulo Pede AO discípulo Timóteo Que «adquirir uma Fé» (cf. 2 Tm 2, 22) com uma MESMA Constância de quando era novo (cf. 2 Tm 3, 15).Sintamos Este Convite dirigido um CADA UM de Nós, parágrafo Que ninguem si Torne indolente nd-fé. This e-companheira de Vida, Que permite perceber, com hum Olhar Semper novo, como Maravilhas Que Deus NÓS Realiza por. Solícita identificar um OS Sinais dos tempos da História Hoje não, a Fé Obriga CADA UM de NÓS um tornar-SE Sinal vivo da Presença do Ressuscitado no Mundo. Aquilo de Que O Mundo temperatura Hoje necessidade especial e credível o Testemunho de quantos, iluminados nd Mente e no Coração Pela Palavra do Senhor, São capazes de Abrir o Coração EA Mente de muitos Outros AO Desejo de Deus e da Vida Verdadeira, Aquela Que nao TEM FIM.
Que «a Palavra do Senhor avance e SEJA glorificada» ( 2 Ts 3, 1)! Possa Este Ano da Fé tornar CADA Vez Mais firme uma Relação com Cristo Senhor, dado Que Só n'Ele temos uma Certeza parágrafo Olhar o Futuro eA Garantia dum Amor Autêntico e duradouro. As Palavras do apóstolo Pedro seguintes lançam hum Último Jorro de luz Sobre a Fé: "ISSO É Por Que exultais de alegria, se bem Que, Por sândalo tempo, tenhais de andar aflitos Por Diversas provações; deste modo, uma Qualidade Genuína da Vossa Fé - Muito Mais Que preciosa que o ouro perecível, Por Certo also provado Pelo fogo - SERA Achada Digna de louvor, de Glória e de Honra, nd Altura da Manifestação de Jesus Cristo. Sem terdes O Visto, vos amais O; SEM O ver Ainda, credes n'Ele e vos alegrais com alegria indescritível UMA e irradiante, alcançando uma meta ASSIM da Vossa Fé: a Salvação das almas »( 1 Ped 1, 6-9) . A Vida dos cristãos Conhece uma Experiência da alegria e bis do Sofrimento. Quantos Santos viveram nd Solidão! Quantos crentes, MESMO los NOSSOS dias, provados Pelo Silêncio de Deus, cuja Voz consoladora queriam ouvir! Como Provas da Vida, AO MESMO ritmo Que permitem compreender o Mistério da Cruz e Participar nn sofrimentos de Cristo (cf. Cl 1, 24), São Prelúdio da Alegria e da Esperança Que um de Fe conduz: «Quando sou fraco, entao e Que sou forte »( 2 Cor 12, 10). Com Certeza firme, acreditamos Que o Senhor Jesus derrotou o mal eA Morte. Com ESTA Confiança segura, confiamo-SOE uma marca Ele: Ele, Presente no meio de Nós, vence o Poder do maligno (cf. Lc11, 20); eA Igreja, comunidade Visível da SUA Misericórdia, permanece n'Ele Como Sinal da Reconciliação definitiva com o Pai.
À Mãe de Deus, proclamada «feliz porqué acreditou» (cf. Lc 1, 45), confiamos Este ritmo de Graça.
Dado los Roma, Junto de São Pedro, no dia 11 de Outubro do Ano de 2011, Sétimo de Pontificado .
BENEDICTUS PP. XVI
[1]  Homilia no Início do Ministério Petrino do Bispo de Roma  (24 de Abril de 2005): AAS 97 (2005), 710.
[2] Cf. Bento XVI, Homilia da Santa Missa no Terreiro do Paço (Lisboa - 11 de Maio de 2010):L'Osservatore Romano (ed. porta de 15/V/2010.) 3.
[3] Cf. João Paulo II, Const. . ap Fidei depositum (11 de Outubro de 1992): AAS 86 (1994), 113-118.
. [4] Cf. Relação finais do Sínodo Extraordinário dos Bispos (7 de Dezembro de 1985), II, B, um 4: L'Osservatore Romano (ed. porta de 22/XII/1985.), 650.
[5] Paulo VI, Exort. . ap Petrum et Paulum Apostolos , não centenário do martírio XIX dos Apóstolos São Pedro e São Paulo (22 de Fevereiro de 1967): AAS 59 (1967), 196.
[6]  Ibid . : oc , 198.
[8] Paulo VI, Audiência Geral (14 de Junho de 1967): Insegnamenti, V (1967), 801.
[9] João Paulo II, Carta ap. Novo millennio ineunte (6 de Janeiro de 2001), 57: AAS 93 (2001), 308.
[10]  Discurso à Cúria Romana  (22 de Dezembro de 2005): AAS 98 (2006), 52.
[11] Conc. Ecum. Cuba. II, Const. dogm. Sobre a Igreja Lumen gentium , 8.
[12]  De utilitate credendi , 1, 2.
[13] Cf.. Confissões , 1, 1.
[14] Conc. Ecum. Cuba. II, Const. Sobre a Sagrada Liturgia Sacrosanctum Concilium , 10.
[15] Cf.. João Paulo II, Const. . ap Fidei depositum (11 de Outubro de 1992): AAS 86 (1994), 116.
[16] Santo Agostinho, Sermo  215, 1.
[18] Cf.. Conc. Ecum. Cuba. I, Const. dogm. Sobre a Fé Católica Dei Filius , cap. III: DS 3008-3009; Conc. Ecum. Cuba. II, Const. dogm. Sobre a Revelação divina Dei Verbum , 5.
[19] Bento XVI, Discurso no « Collège des Bernardins »(Paris, 12 de Setembro de 2008 ): AAS100 (2008), 722.
[20] Cf.. Santo Agostinho, Confissões , 13, 1.
[21] Const. . ap Fidei depositum (11 de Outubro de 1992): AAS 86 (1994), 115 e 117.
[22] Cf.. João Paulo II, Carta enc. Fides et ratio (14 de Setembro de 1998), 34,106: AAS 91 (1999), 31-32.86-87.
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