… para a 3ª Jornada Missionária
O
O Secretariado das Missões, depois de ter recolhido propostas e sugestões, em reunião decidiu, o local e a data da 3ª Jornada Missionária. O anúncio foi feito no final da celebração eucarística, em Alcains, aquando da realização da 2ª Jornada.Depois de Abrantes, em 2009 e de Alcains, neste ano, o local escolhido e anunciado à Diocese foi a Vila de Nisa, do Arciprestado de Ponte de Sor, onde, a 22 de Outubro, se realizará a próxima Jornada Missionária Diocesana.
As razões que levaram a esta escolha prendem-se com a localização da Vila de Nisa, em relação a toda a Diocese, a rotatividade de Arciprestados, o também nela ter havido a Missão Popular e o facto de, a partir do início deste Ano Pastoral, esta localidade ter acolhido e ser trabalhada por uma Comunidade Missionária do Verbo Divino (SVD).
Após a dinâmica impressa nas duas jornadas anteriores cabe ao Secretariado, a toda a Diocese, seus grupos, movimentos e obras a preparação e a implementação deste novo encontro missionário.
O Secretariado das Missões agradece à comunidade paroquial de Nisa a disponibilidade e sentido de serviço ao aceitar este trabalho e este desafio. Com empenho, afinco e zelo apostólico vamos estudar, reflectir e programar este evento missionário.
Deste modo, podemos acertar calendários, distribuir tarefas, solicitar colaboração para, ao longo do ano, criarmos uma onda missionária que nos faça chegar a Nisa.
Tal como o barro ou o pano deixemo-nos modelar. Criemos o gosto pela Missão e, como sugerem os nossos Bispos, proponhamo-nos a avançar para a implantação de um grupo missionário diocesano. Que a Senhora das Missões, nos guie e fortaleça, que Santa Teresinha e S. Francisco Xavier, nos ajudem a descobrir o melhor caminho para ser missionário, para dar melhor testemunho de Jesus Cristo.
P. Agostinho Sousa
É sede de um município com 573,93 km² de área e 8 585 habitantes (2001), subdividido em 10 freguesias. O município é limitado a oeste e norte pelo município de Vila Velha de Ródão, a leste pela Espanha, a sueste por Castelo de Vide, a sul por Portalegre, a sudoeste por Gavião e a noroeste por Mação.

Desde 19 de Setembro último, são párocos de Niza e paróquias anexas os Padres Jacinto Baginski (Jacek Cezary Baginski), natural da Polónia e Sebastião José (Sebastian Joseph Koottyanickal), natural da Índia, ambos da Congregação dos Missionários do Verbo Divino.