quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Jornadas do Clero 2011



Sinodalidade da Igreja


Decorreram em Mem Soares (Castelo de Vide) nos passados dias 24 e 25 de Janeiro as Jornadas do Clero, tempo de formação, de oração e de convívio para o Clero da nossa Diocese de Portalegre-Castelo Branco.
“Sinodalidade da Igreja” foi o tema de fundo das Jornadas que, durante estes dois dias, tentaram esclarecer e motivar os presentes para todas as problemáticas inerentes ao Sínodo diocesano como experiência conjunta de “activação” da Igreja.
As Jornadas iniciaram, após a introdução do nosso Bispo, com uma reflexão sobre a Igreja (“Que dizem os homens da Igreja? Que diz a Igreja de si mesma?”) que pretendia colocar todos os presentes a olhar para a realidade da Igreja universal e, sobretudo, para as Paróquias como experiência concreta de Igreja. Das perspectivas de quem vê a Igreja de fora e de longe até à reflexão que a Igreja faz de si mesma aconteceu todo um percurso que conduziu a um trabalho de grupos que colocou em diálogo fraterno todos os presentes.
A tarde do primeiro dia foi, depois, ocupada com o estudo da dimensão missionária da Igreja para se perceber melhor como é que ser Igreja é, necessariamente, ser missão. Pela palavra e testemunho do Padre José Antunes, Provincial dos Padres Verbitas, e do Padre Tony Neves, da Congregação do Espírito Santo, a assembleia foi conduzida no estudo da Carta da Conferência Episcopal Portuguesa sobre o rosto missionário da Igreja. Ficou muito mais vivo o facto de que a missão hoje não se reduz ou confina apenas ao tradicionias territórios mas que aparecem novos e inesperados territórios humanos para evangelizar.

O segundo dia foi todo ele dedicado às experiências de Sínodo. Primeiro, durante a manhã, no horizonte da participação dos Leigos, conduziu a reflexão o Dr. Luís Ferraz, da Diocese de Leiria-Fátima, que partilhou todo o percurso realizado pela sua Diocese para a concretização do Sínodo. Etapas de preparação, colaboração dos Leigos e dos Presbíteros, Comissões. Textos produzidos, inquéritos, de tudo um pouco se fez a experiência de Sínodo em Leria-Fátima que resultou numa experiência fecunda para aquela Igreja.
Logo a seguri ao almoço foi a vez do P. Doutor José Correia Vilar da Diocese de Viana do Castelo partilhar a experiência do Sínodo de Viana mas agora na perspectiva da participação e motivação dos Presbíteros.
Após uma primeira parte de fundamentação teológica seguiu-se com os dois conferencistas um diálogo fecundo em que muitas questões foram sendo abordadas e esclarecidas.

A tarde e as Jornadas terminaram, primeiro, com a “memória das Jornadas” em que o Illmo. Cónego Bonifácio Bernardo fez o resumo dos principais aspectos abordados durante as Jornadas para ficarem vivos na memória de cada um o percurso e os aspectos principais e, depois, com a palavra entusiasmante do nosso Bispo, Senhor D. Antonino Dias que a todos desafiou ao optimismo no compromisso e no testemunho da fé cristã.
Na avaliação das Jornadas pelos participantes sobressairam os aspectos positivos quanto ao tema e abordagens e os aspectos negativos apenas quanto ao facto das Jornadas serem demasiado breves. Ficava assim no ar o desafio a umas Jornadas mais completas.

Publicado - Aqui