segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Ponte de Sor, terra em Missão



De 6 a 15 de Agosto decorreu uma acção missionária em Ponte de Sor e Longomel e todas as suas comunidades. Contou com a presença do Grupo missionário Ondjoyetu da Diocese de Leiria-Fátima. Ao todo, participaram treze elementos. O grupo foi acolhido na casa paroquial e foi bem recebido pela população em geral.

O intenso calor, com temperaturas a rondar os 40 graus e noites também muito quentes, não impediu que se realizassem as actividades que estavam marcadas. Entre outras coisas, o grupo visitou as pessoas que estão em lares e centros de dia proporcionando momentos de diálogo, oração e convívio. E que brilho se viu nos olhos daquelas pessoas já tão frágeis devido aos seus muitos anos de vida.

Outra das acções desenvolvidas foi a visita às casas de pessoas marcadas também pela doença ou pela idade mais avançada. Aí foram proporcionados momentos de diálogo e de partilha que fortalecem a fé e dão mais confiança e esperança. Estas visitas foram uma verdadeira bênção não só para quem é visitado, mas também para quem visita.

Outra das actividades dos missionários foi a realização de encontros e actividades com as crianças das várias comunidades. À noite, nas várias comunidades houve tempo de partilha da experiência missionária como Grupo e como Diocese, mostrando filmes da Missão do Gungo, diocese do Sumbe-Angola

Nesse tempo de reflexão também foi apresentada a mensagem do papa para o Dia Mundial das Missões deste ano 2011, sublinhando-se os aspectos mais importantes dessa mesma carta. Partindo do lema do sínodo que está em fase de lançamento na diocese de Portalegre-Castelo Branco “O Dom está em TI”, também se apresentou este tema, ajudando a perceber os diversos dons que Deus nos concede para o bem comum. Estes encontros da noite terminaram quase sempre com um pequeno convívio de que fazia parte um lanche preparado pela comunidade e músicas de mensagem e populares.

Na quinta-feira à noite contámos com a presença dos padres Paulo Dias e Rui Rodrigues, em cujas paróquias temos estado em anos anteriores, e que vieram jantar e estar um pouco connosco. Foi um momento diferente e, pela noite dentro, foi-se fazendo missão, num lugar onde não estava programado qualquer acção. Também aí as pessoas acorreram.


No sábado, logo pela manhã, houve uma caminhada missionária, desde Ponte de Sor e Vale de Açor até à Ermida da Senhora dos Prazeres. Acorreu um bom grupo de pessoas que acompanhou as reflexões, gestos e sinais propostos pelos Missionários. À noite, na Matriz de Ponte de Sor celebrou-se uma Vigília Missionária.

Acontecendo as Festas de Nossa Senhora dos Prazeres, junto à Ribeira do Sor, o Grupo Ondjoyetu esteve presente no recinto das festas com um Stand. A partir dele foi mostrando actividades, partilhando dinâmicas e iniciativas e recolhendo fundos para a Missão, em Angola.

Este tempo de Missão foi precioso para as comunidades que se sentiram desafiadas a abrir-se aos outros dentro e fora de fronteiras. A diversidade de idades dos membros do Grupo, a sua alegria, empenho e generosidade cativaram a todos quantos puderam participar nestes dias. Deus seja louvado pelo bem que aconteceu nestes dias!



P. Agostinho