sábado, 20 de agosto de 2011

JMJ - Madrid 2011 - "Catequeses sempre cheias"



O bispo de Portalegre-Castelo Branco, D. Antonino Dias, desafiou ontem os mais de 800 jovens portugueses que assistiram à sua catequese, na calle Velazquez, no centro de Madrid, a estarem atentos ao "chamamento de Deus" e a considerarem "seriamente" a possibilidade de abraçarem uma vocação sacerdotal ou religiosa. "Se ouvires a voz do Senhor, não fecheis os vossos corações", disse o prelado, citando o Evangelho.

Salientando o facto de serem "cada vez mais escassas" as vocações sacerdotais, D. Antonino Dias apelou aos jovens para que tenham a coragem de renunciar aos prazeres do Mundo e ao "natural impulso para o mal" e de "abraçar a tarefa evangelizadora".

"Disponibilizai-vos. Deus não quer admiradores, quer seguidores", disse D. Antonino Dias, numa igreja completamente cheia.

As catequeses dos bispos portugueses, 15 ao todo, realizadas ontem e na passada quarta-feira em sete paróquias da diocese de Madrid, mereceram grande adesão por parte dos jovens.

"É gratificante ver esta adesão dos jovens, é sinal de que a Igreja está viva", comentou D. Antonino.

"DIOCESE ENVELHECIDA": D. Antonino Dias, bispo de Portalegre-Castelo Branco

CM – O Papa está preocupado com o desemprego dos jovens. Na sua dioceses qual é a dimensão do problema?

D. Antonino Dias – A diocese está cada vez mais velha e desertificada. É uma situação complexa que exige vontade e, sobretudo, acção.

CM - Fala-se na necessidade de combater a desertificação...

D. Antonino - Sim, fala-se mas continua tudo de braços cruzados. É uma questão para levar a sério.

CM - Como?

D. Antonino - Apostando na agricultura e na produção nacional.

Fonte - Correio da Manhã - Edição de 20.08.2011