quarta-feira, 13 de abril de 2011

João Paulo II: Festa litúrgica a 22 de Outubro

Vaticano escolhe data da Missa de início de pontificado do futuro beato, eleito Papa em 1978


Cidade do Vaticano, 12 Abr. 2011 (Ecclesia) – O Vaticano escolheu o dia 22 de Outubro para a celebração da memória litúrgica do futuro beato João Paulo II, inicialmente na diocese de Roma e dioceses da Polónia.
A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos (CCDDS) publicou na segunda-feira um decreto sobre esta matéria, indicando como data da celebração litúrgica do Papa polaco o dia da Missa de início de pontificado de Karol Wojtyla (1920-2005), eleito em 1978.
A beatificação, que antecede a canonização (declaração de santidade), é o rito através do qual a Igreja Católica propõe uma pessoa como modelo de vida e intercessor junto de Deus, ao mesmo tempo que autoriza o seu culto público, normalmente em âmbito restrito.
João Paulo II vai ser beatificado no próximo dia 1 de Maio, no Vaticano, numa cerimónia presidida por Bento XVI, o que acontece pela segunda vez no actual pontificado, dado que o Papa, por norma, apenas preside a canonizações.
O decreto da CCDDS dispõe um calendário próprio para a diocese de Roma (da qual todos os Papas são bispos) e as dioceses da Polónia (país natal de João Paulo II), regulando o “culto litúrgico” ao futuro beato.
A Santa Sé refere ainda que outras conferências episcopais, dioceses ou famílias religiosas podem apresentar um “pedido de inscrição” desta memória litúrgica nos seus calendários próprios.
No documento, admite-se o “carácter de excepcionalidade” de que se reveste esta beatificação, pelo que a Santa Sé vai permitir que, no primeiro ano após esta cerimónia, seja possível celebrar uma “Missa de agradecimento a Deus” em locais e dias “significativos”, por decisão de cada bispo diocesano.
No último dia 14 de Janeiro, Bento XVI aprovou a publicação do decreto que comprova um milagre atribuído à intercessão de João Paulo II, concluindo assim o processo para a sua beatificação do Papa polaco, que liderou a Igreja Católica entre 1978 e Abril de 2005, quando faleceu.
A cerimónia vai ter lugar no Vaticano, no primeiro domingo depois da Páscoa, dia que o próprio João Paulo II dedicou à celebração da Divina Misericórdia.

NOTA: A 3ª Jornada Missionária Diocesana acontece a 22 de Outubro, em Nisa. É uma feliz coincidência podermos celebrar, a nível diocesano, e em ambiente missionário, pela 1ª vez, a memória litúrgica do Beato João Paulo II. É uma graça e um desafio!