terça-feira, 29 de março de 2011

Tramaga e Vale de Açor revivem tempo forte

Em Março de 2010, as Comunidades da Tramaga e de Vale de Açor, no concelho de Ponte de Sor, experimentaram um tempo forte de Missão Popular. Além de encontros celebrativos e da presença de 2 equipas missionárias (2 sacerdotes, 2 religiosas e 2 leigas), ficaram a reunir, mensalmente, 4 assembleias familiares, em Vale de Açor e 7, na Tramaga.

De 19 a 27 deste mês, com a presença do P. José Alves e da leiga Arlete Vieira, (missionários que estiveram na Tramaga), as duas Comunidades reviveram essa experiência missionária. Do programa constou o encontro com os animadores das assembleias, a presença nos vários grupos de reflexão, a animação com crianças, adolescentes e jovens, a visita a doentes e idosos, em casa ou nos Centro Comunitários, uma Via-sacra pública, e algumas celebrações comunitárias, entre as quais a administração do Sacramento da Unção dos Doentes.
Em tempo de Quaresma, a Via-sacra trouxe à rua muitas pessoas que, a partir dos quadros preparados pelos moradores e dos textos propostos, reflectiram sobre a dimensão pascal da fé e do testemunho de vida que é exigido a todos os baptizados.
No encontro com os animadores, a reflexão versou sobre a caminhada feita, suas dificuldades. As Comunidades reuniram. A participação de mais de uma centena de pessoas a reflectir o tema “Os sacramentos que celebramos: exigências, desafios e possibilidades”, deu para entender a vivência destes grupos de vizinhança e que podemos contar com eles para a caminhada sinodal que a Diocese está a fazer.
É propósito destas assembleias continuar a manter este tempo mensal de encontro e de catequese. Esta experiência de “renovação” exigiu, uma vez mais, a todos e a cada um, o compromisso de cuidar e deixar crescer a semente que foi lançada com a Missão Popular.


P. Agostinho Sousa