domingo, 5 de dezembro de 2010

Mensagem da Confederação Portuguesa do Voluntariado

Por decisão da Organização das Nações Unidas, assinala-se a 5 de Dezembro em todo o mundo, o Dia Internacional do Voluntariado.



A Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV) associa-se à celebração deste dia manifestando, em primeiro lugar, o profundo agradecimento a todos os homens e mulheres que decidiram assumir o exercício pleno da sua cidadania, partilhando capacidades e competências ao serviço dos outros sem nada esperar em troca. Num mundo que evidencia o ter como factor determinante na realização pessoal das pessoas em sociedade, ser voluntário/a é um desafio exigente, mas será um dom para a mudança de paradigma civilizacional que se impõe.
A este propósito, realça-se a circunstância deste ano ter sido escolhido pelo Parlamento Europeu para a intensificação do combate ao maior flagelo da humanidade que é a Pobreza e a Exclusão Social. Neste combate, desde sempre, esteve, na linha da frente, a força do voluntariado, sem o reconhecimento mediático proporcional à sua dimensão, mas suficientemente eficaz para atenuar, de forma significativa este flagelo. É com base na experiência humanizadora da dádiva, isenta de interesses materialistas, que a mudança de paradigma tem de acontecer.

É com esta convicção que a CPV quis assinalar o Dia Internacional do Voluntariado, com a realização do seu primeiro congresso sob o lema Voluntariado, Força de Mudança. Quis ainda deixar bem claro que o voluntariado sempre foi, e terá de continuar a ser, dinamismo fundamental na sociedade portuguesa. Está em pé de igualdade com o sector público e o sector privado; é vivido nas centenas de milhar de voluntários e voluntárias, nos largos milhares de organizações e na enorme quantidade e diversidade da sua acção, mas também noutras dimensões menos visíveis. São elas, nomeadamente, a capacidade de mobilização para a solução de problemas; a antecipação a políticas públicas; bem como a influência exercida no sector público e em toda a sociedade civil.

Pretende também, com este primeiro Congresso Português do Voluntariado, marcar o início da sua participação activa nas comemorações e actividades do Ano Europeu do Voluntariado, que se assinalará em 2011. Esperamos que o mesmo venha a contribuir para a afirmação e dignificação dos voluntários/as, como expressão específica da cidadania activa, que o Estado Português deve promover e apoiar, valorizando sempre o respeito pela identidade e autonomia das organizações que os enquadram.

Eugénio Fonseca, Presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado

Fonte - Aqui