terça-feira, 23 de outubro de 2012

As IV Jornadas Missionárias da Diocese de Portalegre – Castelo Branco



As Jornadas Missionárias Diocesanas de Cernache do Bonjardim constituem já a quarta edição do evento, pensada e realizada pela primeira Equipa do Secretariado, à frente da qual esteve o P. Agostinho Sousa, então o pároco de Ponte de Sôr. Desse elenco original, permanecem no Secretariado Diocesano das Missões o casal Luísa Fernandes e Sérgio Marques de Abrantes, como também a Ir. Adriana Torquato MMI dos Envendos.
O Secretariado das Missões tem, na preparação e realização das Jornadas, uma preciosa colaboração do Secretariado da Pastoral da Juventude e o da Educação Cristã.
Como a data da sua realização, foi escolhido o penúltimo sábado do mês de Outubro, mês missionário – dia que antecede o penúltimo Domingo de Outubro, celebrado cada ano na Igreja Católica como o Dia Mundial das Missões.
A inauguração das Jornadas na nossa diocese aconteceu em Abrantes, em 2009, ainda com o intuito de estudar melhor a dinâmica a implementar no futuro. As Jornadas seguintes, no arciprestado de Castelo Branco, concretamente em Alcains, tiveram já um figurino bem preciso sendo, aliás, vividas por um número considerável de participantes. A terceira edição, situada no arciprestado de Ponte de Sor  nomeadamente em Nisa, no ano passado, ficou marcada pelo empenho da comunidade local.
Este ano, é a vez do arciprestado da Sertã a acolher os participantes desta efeméride, no ano em que o Dia Mundial das Missões, como escreve o Papa Bento XVI, “reveste-se de um significado especial pelo facto de celebrarmos os 50 anos da convocação do Concílio Vaticano II, pela abertura do Ano da Fé, e, ainda, pelo Sínodo dos Bispos dedicado à Nova Evangelização”.
Com toda a Igreja, também nós, os cristãos desta Igreja Particular de Portalegre – Castelo Branco, queremos reafirmar a vontade de nos empenhar com mais coragem e ardor na Missão de Jesus Cristo, que é a nossa missão, sentindo-nos chamados, “a fazer brilhar a Palavra da verdade”. No contexto do Sínodo Diocesano, que está a evoluir para uma nova fase, queremos, assim, afirmar a nossa fé em Jesus Cristo, convencidos que o melhor testemunho do Senhor morto e ressuscitado é o anúncio que se faz caridade.



Após vários encontros e muitas horas de estudo, planeamento e de presença ‘no terreno da acção’ por parte dos membros do Secretariado Diocesano das Missões e das OMP (Obras Missionárias Pontifícias), a realização das quartas Jornadas Missionárias Diocesanas tornou-se um facto. Conforme previsto, o evento aconteceu no sábado de 20 de Outubro em Cernache do Bonjardim, ‘abençoado pelo céu’ num dia agradável que se fez notar, e beneficiando da presença numerosa de participantes vindos de vários cantos da nossa Diocese, primando, neste aspecto, os ‘da casa’ (sendo que foi o arciprestado da Sertã que nos acolheu este ano).

A concentração começou pelas 9.30 no espaço junto do Pavilhão Multiusos em Cernache, onde teve lugar o acolhimento e um momento da animação (obrigado aos escuteiros). Seguidamente, todos os participantes foram divididos em três grupos etários - adultos, jovens/adolescentes e crianças - que se deslocaram aos respectivos lugares das atividades  Assim, os jovens permaneceram no ‘Multiusos’; os mais novos, percorrendo umas dezenas de metros, dirigiram-se ao Instituto Vaz Serra, enquanto os adultos foram encaminhados para o Centro Pastoral Paroquial.



Para a realização de todas as actividades  desenvolvidas entre as 10.30 e as 13.00 horas, contamos com a colaboração de vários intervenientes, nomeadamente catequistas, jovens, religiosas, sacerdotes e membros da comunidade paroquial local. De destacar foi a presença dos convidados do Secretariado para as Jornadas, nomeadamente o P. António Leite - missionário da Congregação do Verbo Divino (adultos), o P. David Nogueira – sacerdote da Diocese de Leiria - Fátima (jovens e adultos) e a Diana Salgado – leiga missionária ligada aos Missionários da Boa Nova (jovens e adultos). Eram três testemunhos cheios de convicção, e que nos ajudaram a refletir não só acerca da natureza missionária da Igreja, como também a recordar as razões da nossa identidade cristã. Para além das imagens cativantes e bem ilustrativas da realidade missionária, os convidados transmitiram-nos uma mensagem de incentivo e encorajamento para a vivência da nossa fé no dia-a-dia. Fundamentando-se na sua própria experiência, os três fizeram-nos ver que o anúncio da Boa Nova, devendo obrigatoriamente acontecer nas terras longínquas, tradicionalmente apelidadas de ‘missionárias’, deve partir sempre do ‘aqui e agora’ da nossa vivência diária do mistério de Cristo morto e ressuscitado.
As Jornadas deste ano ‘coabitaram’ com outros dois eventos de relevada importância na vida da nossa Diocese. Embora as Jornadas Missionárias propriamente ditas terminaram com o almoço, os seus (muitos) participantes integraram-se, à tarde, tanto nos trabalhos da Assembleia Diocesana como na celebração eucarística da Abertura Solene do ano da Fé na Diocese de Portalegre – Castelo Branco. No fim do dia, como acontece sempre na celebração da missa, fomos enviados, pelo D. Antonino Dias, numa missão de viver com autenticidade e compromisso a nossa fé.