sábado, 5 de maio de 2012

SOMOS TESTEMUNHAS DO RESSUSCITADO!


Foi a mensagem que recebemos da Palavra de Deus para o 3º Domingo de Páscoa.
Foi a mensagem que procurámos partilhar com as comunidades de Retaxo, Cebolais, Sarnadas, Malpica do Tejo, Amarelos…no fim de semana de 20 a 22 de Abril!

O Ir. Paulo e eu, em nome da comunidade dos Missionários Combonianos de Santarém, tivemos a alegria de poder fazer actividade missionária nestas terras Albicastrenses!
Fomos pelos escolas primárias, lares de idosos; encontros de catequese e escuteiros; comunidades cristãs nas igrejas; com todos procurámos partilhar a mensagem do Cristo Ressuscitado: Paz, Esperança, Alegria, Perdão ...são os dons que Ele nos deixou e nós procuramos viver e celebrar especialmente em Eucaristia, tornando-nos “missionários da Eucaristia” como o Beato João Paulo II nos convidou a ser.
Ser missionários é uma grande aventura e um grande dom que Deus nos dá! Todos recebemos essa vocação no baptismo, mas ser missionários por vocação de consagração é muito especial! É fonte de alegria e satisfação interior que não tem descrição. É verdade que recebemos muito mais do que podemos dar! Partilhando se cresce em comum e se faz missão de vida para todos.


Foi essa a experiência deste fim de semana! Percorremos estradas de manhã até à tardinha; fomos recebidos em casas e instituições; chegámos onde não estava programado. Em todo o lado sentimos o acolhimento das pessoas e comunidades, vivemos a alegria dos que vivem como se “já pertencessem à família”!

Isto é Páscoa! É Vida! É Missão! Somos TESTEMUNHAS de tudo isto! Cristo Ressuscitado está vivo no meio de nós, nos nossos corações, nas nossas comunidades!
Hoje mesmo, alguém me mandou um e-mail com um texto que tinha como pergunta inicial: “Onde estão os Cristãos no mundo árabe?”! Veio-me imediatamente à mente outra pergunta: “Onde estão os Cristãos no mundo cristão?”…Dou a resposta que tive  neste fim de semana missionário: “Estão nestas terras, nestes grupos, nestas comunidades!”.

Sinal mais claro, as crianças da escola, os jovens…se bem que poucos, eles foram para mim sinal de esperança. Gostei tanto de os ver participar, ajudar à missa, proclamar aquela oração tão missionária que ficou como projecto de missão  para todos: “Senhor fazei de mim, um instrumento da vossa Paz…”.

Regressados a Santarém, de coração agradecido, só podemos dizer: OBRIGADO a todos os que nos acolheram tão bem, aos que prepararam a nossa vinda e fizeram o programa das nossas actividades. Obrigado aos que nos acompanharam e mostraram os caminhos. Obrigado pelas vossas orações e ajuda material que chegou acima dos mil! Ao pároco, P. José que não podemos encontrar pessoalmente, pastor destas comunidades; a todos e cada um,  deixamos este testemunho de vida!
 Estais vivos, porque Cristo Ressuscitado está vivo no meio de vós!
Sejamos todos e sempre cada vez mais Seus Missionários!

P.Carlos Alberto Nunes, Missionário Comboniano