segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Jornada Missionária

"Todos, Tudo e sempre em Missão"


Após muitos dias de preparação e de longas horas de trabalho intenso, a Vila de Nisa e suas gentes, acolheu a 3ª Jornada Missionária Diocesana. Responderam algumas centenas de pessoas, dos vários pontos da Diocese, de modo particular, crianças, adolescentes e jovens.
Acolhidos na grande praça, e a seguir a um pequeno momento de boas vindas e de oração, os três grupos etários, seguiram para os locais de trabalho e reflexão. Para os adultos, dois temas e um testemunho: O P. Almiro, da diocese do Porto, apresentou o tema: “A missão no coração da Igreja Diocesana”, apoiando-se na experiência que a sua Diocese viveu na “Missão2010” que envolveu e a qual atingiu todas as paróquias, estruturas, vivências e situações, ao longo de 12 meses. O P. Tony Neves, espiritano, trabalhou o tema: “A Missão de João Paulo II a Bento XVI”. Em flashes rápidos apontou vários momentos e iniciativas do Beato João Paulo II para dar novo impulso missionário à igreja, e de Bento XVI, realçou alguns dos seus desafios para a missão, aquando da sua visita a Portugal. A Beatriz, dos Jovens sem Fronteiras, repassou algumas das folhas da sua vida e que foi escrevendo nas experiências como leiga missionária, em Cabo Verde, Angola e Brasil.





Jovens e crianças, dinâmicas diversificadas
Com a animação dos Secretariados da Catequese e da Pastoral Juvenil, em espaços próximos, as crianças reflectiram, trabalharam e partilharam, a partir da Bíblia e da experiência, as 10 palavras da Missão. A parte da tarde foi preenchida por duas áreas diferentes: “Um Conto para a Missão” (inédito) e “A Magia da Missão”. Esta envolveu e encantou a pequenada pois o Nuno André, além desta arte, também sabe fazer catequese. Um grande puzzle, com dez peças, não só retratou o trabalho dos grupos e as palavras usadas, mas apresentou a família (pais, filhos e avós) como terreno de missão e obreira para a missão.
Entretanto a juventude, além do testemunho da Beatriz, reviveu a Jornada Mundial da Juventude, seus momentos altos e sua mensagem e desafios. Os vários grupos de jovens partilharam os seus projectos e dinâmicas e, por fim, prepararam a Eucaristia.







Tempos de oração e testemunho de vida
A Eucaristia, celebrada no Pavilhão desportivo transformado, com amor e dedicação, em catedral, foi o ponto alto da Jornada. Presidida por D. Antonino, que acompanhou toda a jornada, foi participada por cerca de 700 pessoas, sendo a franja dos mais novos aquela que mais aparecia. Daí a alegria, a acção, a vida bem presente em todo este momento de fé e de festa. A homilia foi partilhada. Além do senhor Bispo, o P. Antunes, provincial dos Padres Verbitas e o P. Alberto, presidente dos Animadores Missionários Ad Gentes, usaram da palavra.
À noite, uma vigília de oração, bem preparada e vivida, encheu os corações de muitas dezenas de pessoas, quer de Nisa, quer de outras localidades, de modo particular, gente jovem. Alguns movimentos diocesanos marcaram presença.
Por fim, no Domingo, a transmissão da Eucaristia do Dia Mundial das Missões, pela TVI, a comunidade de Nisa e toda a Diocese, deu testemunho da sua vivência missionária. Aqui estiveram presentes várias congregações e institutos e leigos missionários, bem como o novo Director nacional das Obras Missionárias Pontifícias, P. António Lopes.





“Como eu fiz fazei vós também”
É este desafio permanente que perpassa gerações e que, nos nossos dias, se torna cada vez mais urgente. Ao longo destes dias e por todos os meios foi lançado o apelo, o desafio, o grito. Muitos são os que de forma mais activa e expressiva se deixam tocar por estas palavras do Senhor da Missão.
“Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós». Todos, sem excepção, somos enviados. Acolhamos o convite! Saibamos dar a resposta certa!
Uma palavra de gratidão à comunidade de Nisa, comunidade sacerdotal, entidades, instituições e autoridades que acolheram, prepararam, viveram a 3ª Jornada Missionária Diocesana. Que o Espírito Santo e a Senhora da Missão a todos fortaleça e abençoe!

P. Agostinho Sousa