domingo, 30 de outubro de 2011

Estar em Missão

Mais uma vez a Jornada Missionária foi um acontecimento Diocesano. A ela acorreram algumas centenas de pessoas. A grande maioria era gente nova!
Não foram só estes os convocados. “Tudo, todos e sempre em Missão” foi o lema, mas continua em desafio permanente.
Com este acontecimento, o Secretariado Diocesano das Missões, nomeado pelo senhor Bispo, em Março de 2009, termina as suas funções, uma vez que os padres Agostinho e César, cessaram funções na Diocese e partiram para outras paragens para Missão específica dentro da Congregação a que pertencem: o P. César, para a Pastoral Vocacional e o P. Agostinho, para a Pastoral Missionária, nomeadamente, Missões Populares.

Passados quase 3 anos de serviço no Secretariado, é hora de fazer balanço e de agradecer.
As Jornadas Missionárias e os momentos de formação para leigos e sacerdotes foram acções que mobilizaram e tentaram despertar a Diocese para a realidade missionária; O trabalho em conjunto com vários Secretariados e Grupos foi uma mais-valia nesta caminhada para a descoberta da dimensão missionária da Igreja; O interesse e a paixão, a união e o sentido de equipa dos vários membros do Secretariado, proporcionou momentos felizes e inesquecíveis para todos em Abrantes, Alcains e Nisa; A dinâmica da comunicação e do inter-câmbio de acções missionárias com outras Dioceses e com outros países, fez-nos levar a Missão a todos os cantos e a cada pessoa.

Além da avaliação há lugar para a gratidão. Agradecemos ao senhor Bispo pela confiança e estímulo que sempre manifestou aos membros do Secretariado; aos sacerdotes, diáconos e comunidades de consagrados pela disponibilidade e vontade em dinamizar as paróquias e os grupos; aos Secretariados e Movimentos por toda a colaboração e participação activa na realização das Jornadas Missionárias; a todos os catequistas e jovens, bem como a todas as autoridades e instituições que deram sempre o seu melhor para tornar mais visível a Missão. A todos, um obrigado, do fundo do coração.
Após a conclusão da 3ª Jornada, em reunião, o Secretariado das Missões, avaliou este evento diocesano, o mais abrangente de todos os que, ao longo do ano, vão tendo lugar no calendário do ano pastoral. A nota foi positiva, mas ainda podemos fazer mais e melhor. “Tudo, todos e sempre em Missão” é desafio para toda a Diocese, não apenas para este ou aquele sector, não apenas para o Arciprestado onde se realiza o acontecimento.

Uma nova equipa vai ser apresentada à Diocese. Um novo Arciprestado vai acolher a 4.ª Jornada Missionária. Outras acções irão ser programadas para manter o espírito missionário bem vivo e operante. Mãos à obra e confiança em Deus e nas pessoas de boa vontade. Vale a pena arriscar!
Nós, padres César e Agostinho, continuamos em Missão. Como dizia o nosso Santo fundador, Vicente de Paulo: “Eu não sou daqui nem dali. Sou do lugar para onde Deus me enviar!”. Usando as mesmas palavras, neste momento, em Felgueiras ou em Santiago do Cacém, somos da Missão!
P. Agostinho Sousa