terça-feira, 5 de julho de 2011

Voluntariado:

 Alunos de EMRC fazem férias diferentes




Em Fevereiro, aquando de um encontro vocacional, na Escola Secundária, O P. Albertino, da Congregação da Missão, fez-nos várias propostas e deixou literatura sobre as Filhas de Caridade de S. Vicente de Paulo. Após o encontro com as diversas turmas, 18 jovens inscreveram-se para fazer uma experiência de voluntariado. Em Junho, as Irmãs Márcia e Alzira, vieram de Lisboa a Ponte de Sor e encontraram-se com a maior parte destes jovens e apresentaram, entre outras coisas, a proposta de uma semana de férias voluntárias na Casa Central, no Campo Grande - Lisboa, para uma experiência com pessoas de 3ª idade, em regime de Lar, de Centro de Dia ou de Apoio domiciliário, com o Centro de Apoio aos refugiados (alimentação e tratamento de roupas) e no Colégio.
No dia 29 de Junho, acompanhados pela professora Ana Margarida, partiram para esta experiência inédita para todos, 8 alunos, a saber: a Irina Gomes, a Diana Borralho, a Sofia Pereira, a Leonor Santos, o Manuel Cruz, a Dália Nobre, Sofia Bragança e o Hélder. Juntou-se a eles a Sara. Nesse dia foram recebidos pela Irmã Berta, provincial, que, depois das boas vindas, orientou o grupo para as actividades que estavam programadas para este tempo de voluntariado.
O tempo tem sido preenchido com a visita a domicílio, no apoio às refeições dos utentes, com a participação em algumas actividades das Irmãs, seja com idosos ou doentes, com crianças ou gente que vindo para o nosso país, precisam dos apoios mais básicos.
Tem sido uma experiência muito interessante, mas um “pouco cansativa”, dizem eles. Neste ano do Voluntariado e, sobretudo, no âmbito da EMRC, vale a pena apostar e apoiar em iniciativas com esta dimensão: sair de si e ver o mundo, noutros ambientes e noutras realidades.