sexta-feira, 18 de março de 2011

Missão nas Paróquias Franciscanas do Vale de Chelas



O bispo auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes, deu o tom à Semana Missionária, de 12 a 20 de Fevereiro, convidando a todos abrir portas e janelas para deixar entrar o vento do Espírito e para que todos saíssem á rua a anunciar Cristo.

Para isso, D. Joaquim evocou a visita de Bento XVI a Portugal e a recente Carta Pastoral dos Bispos sobre o rosto missionário da Igreja.

A Semana contou com a distribuição de mensagens bíblicas e debate com os alunos da Escola Secundária D. Dinis, onde se falou de Voluntariado e Missão para jovens.

Os idosos dos centros de dia reuniram-se para uma tarde de convívio missionário, festa que culminou com a Eucaristia. O mundo esteve quase todo ali, com testemunhos de Angola, Moçambique, Índia, Itália e Portugal.

Em outra acção, os missionários acompanharam as Irmãzinhas de Jesus, as Irmãs da Caridade de Madre Teresa e alguns Ministros da Comunhão na visita a famílias e doentes.

Antes do fim-de-semana, tivemos o encontro das pessoas para formação, sensibilização missionária, testemunho e oração.

As crianças tiveram a sua festa missionária no sábado, convertendo o habitual tempo de catequese num «ateliê» missionário muito dinâmico e participado.

Na hora da partida dos missionários de fora, ficou o desafio lançado aos missionários de dentro, ou seja, a todos: a Missão não pára e tem de ser uma paixão.