domingo, 27 de fevereiro de 2011

O Momento aproxima-se...


Foto de - Jornal Reconquista


No próximo dia 6 de Março de 2011, pelas 17h00, na Sé de Castelo Branco, o nosso Bispo, Senhor D. Antonino Dias, ordenará Diácono o Seminarista Nuno Miguel Lopes da Silva, natural da Bemposta, Abrantes, e que está a realizar o seu estágio pastoral na Paróquia de S. Miguel em Castelo Branco.




O Momento aproxima-se...O que te vai no coração?

É verdade, o momento aproxima-se…Faltam apenas alguns dias! Nestes dias têm passado “milhentas” coisas pelo meu coração, como aquela musica que conhecemos…. Coração transbordando! Alguma inquietação confesso, mas com maior força, um grande agradecimento a Deus por me achar digno de ser um operário para da sua Messe.

Aquele dia será muito importante para mim! Depois de descobrir Deus, de O escutar e de seguir os caminhos que Ele me indicou ser o meu caminho de vida, chega a altura de assumir o compromisso que Ele desejou que eu desejasse para mim. Ser todo de Deus, entregar-lhe aquilo que sou, que tenho e para num futuro, próximo ou não, devolver-lhe tudo aquilo que Ele colocou nas minhas mãos, acima de tudo a paixão pela vida!

Pelo meu coração têm surgido algumas recordações deste meu caminho! Os primeiros tempos de discernimento… as fugas de mim e de Deus; um retiro quaresmal; aquela conversar que desbloqueou todos os meus medos; a aceitação da escolha de Deus e o meu Sim interior; a conversa com um padre num encontro juvenil na aldeia da Comenda; a família; os amigos; a entrada nos seminários de Leiria e Coimbra; as instituições de Leitor e de Acólito; o terminar de algumas etapas importantes… também as dificuldades, as tristezas, as duvidas… e principalmente o quanto Deus me ama! Todas estas coisas, e muitas outras mais, fazem o todo que vive no meu coração! E como o todo é sempre muito… o coração transborda de alegria! Sinto-me muito feliz, é um passo que há muito tempo desejo dar, fruto do amor e do desejo de Deus em mim! Dar-me todo a Ele e ao serviço da Igreja!






Á medida que a data de aproxima vão sucedendo-se mensagem e gestos de coragem e amizade! Tenho experimentado a presença e a oração de muitas pessoas, o que me dá mais certezas e mais forças para colocar mais um “tijolo” no meu sim de todos os dias que quero “para sempre”! 

Um dos desejos que vivo neste preciso momento é o de me retirar por uns dias, para passar à “fase final” das arrumações do meu coração! Não posso deixar que o meu coração continue a transbordar sob o risco de não serenar. O meu tempo de retiro espiritual está para muito breve. Há em mim o desejo de que seja um óptimo tempo de arrumar algumas coisas que andam "fora do lugar" para que o dia da ordenação seja plenamente um dia de alegria e de festa, para mim e para todos os que me acompanharam, e me acompanham, nesta minha entrega a Deus e à Igreja!
Por fim, fica o pedido da vossa oração por mim durante os próximos dias!
Um grande bem-haja!



Entrevista de Nuno Silva ao Jornal Reconquista - Aqui 
Entrevista de Nuno Silva ao SDMPCB - Aqui -