segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Vaticano: Obra Pontifícia da Infância Missionária tem nova secretária-geral

Jeannne Baptistine Ralamboarison é a nova secretária-geral da Obra Pontifícia da Infância Missionária. De acordo com a agência FIDES, trata-se da primeira mulher a ocupar aquela posição dentro da Infância Missionária. A nomeação veio do Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, cardeal Ivan Dias.
A nova responsável nasceu a 6 de Maio de 1951, na cidade de Ambatondrazaka, em Madagáscar. Depois de concluir o ensino médio no seu país natal, rumou para França onde se formou em direito e línguas. Jeannne Baptistine Ralamboarison vai cumprir um mandato à frente desta Obra Pontifícia Missionária para o quinquénio 2010 – 2015.
A Infância Missionária foi fundada por D. Charles de Forbin Janson, bispo de Nancy (França), no ano de 1843, com o objectivo de ajudar as crianças necessitadas da China.
Esta actividade missionária com as crianças foi motivada pelas cartas e notícias que missionários, principalmente da China, escreviam relatando a dura realidade que afectava as crianças daquela região, assoladas pela doença e mortalidade, pelo analfabetismo e abandono.
A Obra Pontifícia dedicada aos mais novos pretende suscitar o espírito missionário universal das crianças e adolescentes, desenvolvendo seu protagonismo na solidariedade e na evangelização e, por meio delas, em todo o povo de Deus: "Ajudar as crianças por meio das crianças", ou "criança evangeliza e ajuda criança", foi o grande lema do Bispo fundador.

A celebração do Dia da Infância Missionária celebra-se na Solenidade da Epifania do Senhor. Neste ano aconteceu, no passado domingo, dia 2 de Janeiro.

In “ Agência Ecclesia”