quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Igreja Católica avalia efeitos do voluntariado missionário




Ano Europeu das Actividades Voluntárias que Promovam uma Cidadania Activa constitui oportunidade e desafio para as novas gerações

Lisboa, 05 Jan (Ecclesia) – A Fundação Evangelização e Culturas (FEC) vai avaliar durante este ano os impactos que o voluntariado missionário teve nos países de destino, na vida dos voluntários e nas suas comunidades de proveniência.

A investigação, que abrange o período entre 1988 e 2010, compreende os 22 anos do voluntariado missionário com origem em Portugal.

Em entrevista ao programa da Igreja Católica na Antena 1, Patrícia Fonseca, responsável pela Plataforma das Entidades de Voluntariado Missionário, coordenada pela FEC, revela que o estudo pretende melhorar a actuação dos voluntários.

Segundo a responsável, o Ano Europeu das Actividades Voluntárias que Promovam uma Cidadania Activa, que decorre em 2011, é uma oportunidade para que “as pessoas possam estar mais envolvidas com os outros e ter uma prática de vida mais comunitária”.

Ao mesmo tempo, a iniciativa promovida a nível da União Europeia representa um “desafio”: “É preciso que no início de 2012 as práticas do voluntariado sejam diferentes daquelas que existiam no início deste ano”, salienta Patrícia Fonseca.

O programa do Ano Europeu vai decorrer em vários locais de Portugal, começando em Lisboa: de 2 a 10 de Fevereiro, no Fórum Picoas, várias organizações de voluntariado vão dar a conhecer as suas actividades e convidar os interessados a aderir às suas propostas.

Patrícia Fonseca considera que a atracção pelo trabalho voluntário tem vindo a crescer, mas é importante que o fenómeno seja mais do que uma moda temporária e crie raízes: “Se daqui a 20 anos estes jovens continuarem envolvidos nas acções de voluntariado, e sobretudo na vida comunitária, então acho que valeu a pena”.

A responsável espera que “esta mobilização à volta do voluntariado, sobretudo a nível da participação activa e cívica dos jovens”, faça com que nas próximas décadas haja adultos “mais despertos para os problemas dos outros”, favorecendo a mudança do “paradigma actual” das culturas ocidentais.

A Plataforma das Entidades de Voluntariado Missionário promove a partilha de experiências e desenvolve acções de formação para os leigos que, em ligação com as mais de 40 entidades associadas, queiram trabalhar em projectos de cooperação ou evangelização com a Igreja Católica.

Desde 1988 três mil jovens partiram para vários países, sobretudo Brasil, Timor-Leste e África lusófona, com o objectivo de trabalhar em projectos nas áreas da educação, saúde, animação comunitária e formação pastoral.

A Fundação Evangelização e Culturas, criada pela Conferência Episcopal Portuguesa e por organizações representativas das congregações religiosas femininas e masculinas da Igreja Católica, tem como prioridade a cooperação com os povos de língua portuguesa.

O Ano Europeu das Actividades Voluntárias que Promovam uma Cidadania Activa pretende incentivar e apoiar os esforços com vista à criação de condições propícias ao voluntariado e, ao mesmo tempo, aumentar a visibilidade dessas actividades.

PRE/RM
Fonte - Ecclesia