segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A missão em tempo de globalização

0 mundo de hoje foi definido como aldeia global. Neste mundo sem fronteiras, as distâncias de tempo e de espaço quase desapareceram. 

Com o contínuo aperfeiçoamento dos meios de comunicação, com as novas gerações de telemóveis, telefax, e-mail e internet, as ideias, as imagens e os valores circulam vertiginosamente em todas as direcções. As grandes potências da técnica e da economia dominam e controlam todas estas estradas da comunicação para fazerem circular os seus produtos, a sua cultura e os seus interesses. (Exemplo de circulação de vestuário, discos, cassetes, vídeos, filmes ) As culturas minoritárias que não têm capacidade para competir com estes gigantes são automaticamente excluídas deste processo.

E processo de globalização é dominado por uma economia de mercado. Procura-se satisfazer o consumo imediato e criam-se necessidades para fomentar esse consumo. Assim, continuamente são lançados modelos novos que anulam os anteriores: máquinas, carros, electrodomésticos, produtos alimentares. A vida útil de uma máquina da primeira revolução industrial era de 50 anos; depois passou para vinte; hoje é de três anos. 50 por cento dos produtos que fazem o nosso quotidiano alimentar, não existiam há 25 anos atrás.

Continuar a ler  - Aqui