terça-feira, 4 de maio de 2010

Comunicar, também é missão!


“Ide pelo mundo inteiro,
proclamai o Evangelho a toda a criatura.”- Marcos 16,15

“… a nossa Diocese
seja uma verdadeira escola e casa da comunhão,
toda ela missionária e de rosto materno.” – D. Antonino, 12/10/2008



“Ide!”…é mandato do Senhor, etapa nova na vida dos discípulos, início da comunidade que vive o acontecimento Pascal, que rompe barreiras e vence dificuldades.
“Diocese missionária”…é lema de quem chega, desafio para quem aqui vive, sonha e trabalha, para todos, pastores e comunidades de fiéis.

O Secretariado Diocesano das Missões e das Obras Missionárias Pontifícias, ao assumir as suas funções, apostou numa cultura de presença, de partilha, de comunhão.

As Jornadas Missionárias Diocesanas, os encontros de Grupos e de Paróquias com experiências missionárias, o conhecimento do que se projecta e faz dentro da nossa área geográfica foram decisões tomadas para conhecer melhor a realidade missionária na Diocese.

Nos nossos dias, a informação e a sua divulgação, tornam-se um meio mais próximo e mais abrangente, capaz de chegar e atingir um universo mais abrangente de pessoas, as quais comungam connosco o mesmo ideal e a mesma missão.

Por isso, a página do Secretariado Diocesano das Missões, assume este desafio de dar a conhecer os acontecimentos, as experiências, os projectos de todos aqueles que vivem e querem partilhar o dinamismo e a vitalidade missionária da Igreja. Pretende ainda, inquietar e desinquietar todos aqueles que, tocados pela força do Espírito, se podem entregar à causa da Missão, dentro ou fora de portas.

Ao dar forma e início, no mês de Maio, a esta modalidade de “fazer missão”, colocamos nas mãos de Maria, “estrela da Missão”, o Mundo, com suas fragilidades e energias, com suas carências e riquezas, com todos os homens e mulheres, a quem Ela entregou a missão de “fazer o que Ele vos disser”: Hoje, e sempre, “Ide, pelo mundo inteiro!”

P. Agostinho Sousa
Director do Secretariado Diocesano das Missões